Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 21/Set/2022 às 16:04 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Homem que agrediu faxineira em bairro nobre de BH não aparece para depor

Publicado em 21 Set, 2022 às 16h04

Empresário que agrediu faxineira no meio da rua foi intimado a depor, mas não compareceu à delegacia. Rafael Birro deletou todos os seus perfis das redes sociais após a repercussão do caso. Vítima desabafa: "Estou assustada, sem comer, sem dormir, deprimida. Minha esperança é que a justiça seja feita, que a justiça fique do meu lado"

Rafael Birro
Rafael Birro

Rafael Ferreira Birro de Oliveira, 35 anos, é o homem flagrado por câmeras de segurança agredindo uma faxineira em um bairro nobre de Belo Horizonte (MG). Ele foi intimado a prestar depoimento nesta terça-feira (20), mas não compareceu à delegacia.

O caso aconteceu na sexta-feira (16), enquanto a faxineira lavava a calçada do prédio em que trabalha usando uma mangueira. Além de ser encharcada pelo empresário, Lenirge Alves caiu na calçada e machucou o joelho (vídeo abaixo).

A faxineira registrou um boletim de ocorrência no dia da agressão. No sábado (17), ela passou por um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da capital.

“Não imaginava que eu ia passar esse final de semana da maneira que foi: sem dormir direito, sem comer, assustada, deprimida. Chegar aqui hoje foi muito difícil porque eu nunca passei por esse momento, nunca imaginei que eu ia ter que chegar em uma delegacia por causa de uma agressão. Minha esperança é que a justiça seja feita, que a justiça fique do meu lado e que aqui vou conseguir punir esse covarde”, desabafou.

Quem é Rafael Birro

Rafael Birro aparece em várias fotos que circulam nas redes sociais e se apresenta como empresário. Birro chegou a deletar suas contas do Facebook, do Instagram e do LinkedIn. Ainda assim, em um print do LinkedIn, é possível ver que ele se identifica como franqueado de uma rede de empresas de emagrecimento da capital mineira. A empresa divulgou uma nota em seu perfil do Instagram sobre o ocorrido.

“A rede Magrass teve ciência da situação que envolveu um franqueado, da cidade de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, dia 16. A pessoa que aparece nos vídeos que circulam nas redes não é funcionário da rede Magrass, mas sim um franqueado. As medidas cabíveis já estão sendo adotadas em relação ao franqueado. Viemos por meio desta nota esclarecer que nossa rede, sendo uma empresa que trabalha em prol do bem-estar e autoestima das pessoas, não compactua com o comportamento do franqueado e que repudiamos qualquer atitude de violência física ou psicológica contra às mulheres”, diz a nota.

Em seu perfil do LinkedIn, Rafael Birro se descreve, em inglês, como “um profissional proativo, comunicativo, dinâmico e ávido por desafios e aprendizado”. Além disso, ele afirma que “está sempre disposto a trabalhar em equipe”.

Uma vizinha de Rafael disse que se assustou ao vê-lo no vídeo da agressão. “Além de bonito, sempre foi um cara educado, comunicativo, nunca vi anormalidade nenhuma nele. Me surpreendi muito quando o vi naquelas imagens. Não é o Rafael que eu conhecia”, afirmou.

Relembre o caso

A vítima lavava a calçada quando foi atacada pelo agressor, na sexta-feira (16). A mulher teve água jogada no rosto e sofreu queda, que provocou ferimentos no joelho. Uma ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.

O circuito de segurança registrou as agressões. A mulher fazia a limpeza da calçada, por volta das 10h, quando um homem acompanhado de um cachorro se aproximou. Ele estava fazendo uma corrida e se irritou com o desperdício, conforme relatou um morador.

A faxineira, que caiu no chão, machucou o joelho. “Ele tomou a mangueira e já foi jogando no meu rosto, me sufocando, e eu sem poder gritar. O porteiro perguntou por que eu não gritei, mas não tinha como”, disse Lenirge Alves.

“O laudo do IML atestou a ocorrência de lesão corporal e a vítima foi encaminhada à delegacia adida ao Juizado Especial Criminal”, explicou a delegada do caso.

Rafael Birro deverá responder por lesão corporal. A pena para o crime é de até dois anos de prisão. A delegada informou que o empresário não tem passagens pela polícia.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS