Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 30/Set/2022 às 15:15 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

90% dos eleitores querem que a eleição acabe no 1º turno, aponta pesquisa Quaest

Publicado em 30 Set, 2022 às 15h15

Genial/Quaest: Entre os eleitores, 50% diz que “não aguenta mais a eleição”, sendo essa a resposta de 52% das mulheres e 46% dos homens

eleitores querem eleição acabe turno aponta pesquisa Quaest
Imagem: AP

A pesquisa Genial/Quaest mostra que 90% dos brasileiros querem que a eleição presidencial termine no primeiro turno, marcado para o domingo (2/10). A informação foi divulgada nesta terça (27) na Folha de S. Paulo.

Entre os eleitores, 50% diz que “não aguenta mais a eleição”, sendo essa a resposta de 52% das mulheres e 46% dos homens. Entre quem ganha dois salários mínimos, a vontade de que a eleição termine é maior: 53% contra 41% dos que ganham mais de cinco salários mínimos.

Fique por dentro:
Salário mínimo é 5 vezes menor que o necessário para sustentar uma família
Como é viver no Brasil com o pior salário mínimo em 15 anos

Já entre os que votam em Lula (PT), 93% querem que a eleição acabe em 2 de outubro – índice quase igual entre os que escolhem o presidente Jair Bolsonaro (PL), de 94%; 80% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) querem que o pleito acabe no primeiro turno, assim como os eleitores de Simone Tebet (MDB).

De acordo com a pesquisa, 18% dos eleitores disseram que querem que o candidato de preferência deles “vença logo”, porque temem o resultado do segundo turno.

Outros 13% afirmaram que a eleição já está decidida e que “já sabem quem vai ganhar”. Um segundo turno, portanto, seria perda de tempo.

Saiba mais:
A mensagem golpista que chegou no celular de milhões de brasileiros nas últimas horas
Campanha de Bolsonaro admite eficácia de propaganda viral de Lula

E uma parte minoritária, mas significativa (10%) diz que encerrar a eleição garantiria “menos chance de golpe, confusão e violência”.

O levantamento ouviu dois mil eleitores entre os dias 24 e 27 de setembro, em entrevistas presenciais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-04371/2022. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Com FolhaPress

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS