Redação Pragmatismo
Internet 19/Set/2022 às 14:17 COMENTÁRIOS
Internet

Como evitar catfishing em relacionamentos online

Publicado em 19 Set, 2022 às 14h17

Uma das formas de garantir que a pessoa com quem você fala é real é realizando chamadas de vídeo. Se a pessoa aceitar a proposta e realmente ser a pessoa da foto, não é alguém catfishing você

Como evitar catfishing relacionamentos online
(Imagem: unsplash)

Imagine a situação: você foi ao site DatingHelp, encontrou um site de relacionamentos legal, criou sua conta, encontrou uma pessoa, conversou com ela, acho ela legal, marcou um encontro mas ela não foi, e só depois você foi entender que essa pessoa não existia. O nome disso é Catfish.

Catfish é uma palavra em inglês que define quando uma pessoa cria uma conta falsa em uma rede social para se passar por uma outra pessoa. Na maioria dos casos, as pessoas acabam entrando em uma espécie de relacionamento com a pessoa golpista achando se tratar de uma pessoa real, enquanto o golpista se aproveita da pessoa, geralmente tirando dinheiro dela.

Você pode pensar que isso é um golpe óbvio demais para você cair, mas saiba que isso é mais comum do que você pensa. Separamos algumas dicas para que você fique esperto e saiba apontar os sinais vermelhos.

Desconfie da foto de perfil

Na maioria das vezes, o golpista não utiliza uma foto real e sim a foto de uma outra pessoa aleatória na internet. Essa pessoa pode ser modelo, uma figura pública ou qualquer outra profissão. Na dúvida, pesquise a foto dessa pessoa no Google. O Google faz um reconhecimento facial e te mostrará, por exemplo, quais outras redes sociais ou perfis estão usando a mesma foto.

Busque por incoerências

O que está ocorrendo nessa situação é uma pessoa se passando por outra, então o golpista em questão pode acabar criando toda uma história, da forma mais verossímil e completa possível para enganar a vítima.

E por causa de todos esses detalhes inventados para que a história pareça real, é comum que o golpista acabe se perdendo ou dando informações conflitantes. Obviamente, pode ser uma pessoa real e honesta apenas se atrapalhando, porém se for algo comum, ligue o sinal de alerta.

Prefira chamadas de vídeo

É comum que as vítimas, com as melhores das intenções, sejam arrastadas por meses e até anos pelo(a) golpista. Uma das formas de garantir que a pessoa com quem você fala é real é realizando chamadas de vídeo. Se a pessoa aceitar a proposta e realmente ser a pessoa da foto, não é alguém catfishing você.

Tome cuidado se a pessoa evitar ou ficar inventando desculpas para não fazer.

Pediu dinheiro?

Um dos motivos mais comuns entre aqueles que realizam o catfish é arrancar dinheiro das vítimas. Geralmente eles se utilizam de motivos importantes como emergências de saúde, por exemplo. Se você não construiu confiança com a pessoa e ela te pede dinheiro assim do nada, saiba que pode ser um bom caso para bloqueá-la.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS