Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 29/Set/2022 às 16:41 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro recebeu treinamento e deve levar 'baixarias' para o debate da Globo

Publicado em 29 Set, 2022 às 16h41

Apesar de aliados do centrão pedirem moderação, Bolsonaro deve adotar linha ‘Carluxo’ e realizar ataques pessoais contra Lula no debate da Globo

bolsonaro debate globo

Preocupados com a alta rejeição de Jair Bolsonaro (PL), lideranças do centrão pediram ao atual presidente que adote um tom moderado no debate da Rede Globo desta quinta-feira (29). No entanto, interlocutores do Planalto afirmam que ele deve seguir a linha de Carlos Bolsonaro e baixar o nível do debate, com foco nos ataques pessoas contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A preocupação dos aliados do centrão é de que levar pautas “abaixo da linha da cintura” e fake news para o debate da TV Globo a três dias da eleição poderá selar o fim da disputa no primeiro turno. Por isso, lideranças partidárias convencer Bolsonaro a ser mais propositivo e não reproduzir “fake news de zap” sobre Lula no debate.

Bolsonaro vai buscar o confronto ao máximo, colando no adversário o rótulo de “ex-presidiário”, que usa com frequência nas redes e em discursos públicos.

A campanha de Lula, por sua vez, afirma que o presidenciável está preparado para um ‘vale-tudo’ — não apenas sobre temas envolvendo corrupção, mas também a respeito de questões familiares. Além do foco na corrupção, a campanha do PT espera encontrar no debate um Bolsonaro do “cercadinho” do Palácio da Alvorada, de onde saem pautas como ataques às urnas eletrônicas, agenda de costumes e teorias da conspiração.

O comitê do PT afirma que Lula não repetirá a performance mais ‘passiva’ e ‘amigável’ adotada no debate da Band. Na avaliação de integrantes da campanha, como o debate da Band era o primeiro do qual o petista participava, Lula não deveria mostrar agressividade nem ressentimento.

Mas a conclusão foi a de que ele balizou mal, passando a imagem de que estava acuado quando confrontado por Bolsonaro sobre casos de corrupção. Também estava cansado, dizem, porque havia participado de eventos no dia. Desde quarta (28), a agenda de Lula está bloqueada só para o debate para que isso não aconteça novamente.

“Lula está preparado para a pancadaria. Vai ter chumbo grosso no Bolsonaro também”, avisou um integrante da campanha petista.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS