Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 30/Set/2022 às 16:02 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Alto-Comando do Exército diz que vai respeitar resultado das urnas: “Quem ganhar, leva”

Publicado em 30 Set, 2022 às 16h02

Apesar das ameaças de Bolsonaro, Alto Comando militar garante respeito ao resultado das urnas: ‘Quem ganhar, leva’. Apuração relata momento de reflexão na alta cúpula das Forças Armadas, após anos de tensão e exploração política por parte do atual presidente

alto comando exército
Alto Comando do Exército: reuniões para assegurar processo eleitoral

Foco de tensão permanente nos últimos anos, alimentado pelo presidente da República, o meio militar parece inclinado a reduzir sua presença no processo eleitoral e simplesmente respaldar o resultado que sair das urnas no próximo domingo (2). Reportagens publicas pela Agência Pública e pelo jornal O Estado de S. Paulo sustentam essa visão e apontam para um momento de reflexão nas Forças Armadas, após anos de exploração política por parte do atual governante.

“Diante de um cenário de desgaste para o setor, o Alto Comando do Exército, formado na maioria por oficiais da ativa promovidos ao topo da carreira nos últimos quatro anos, considera que a contestação do resultado das eleições e o questionamento da legitimidade das urnas eletrônicas devem ficar circunscritos a Bolsonaro e aos militares da reserva da campanha da reeleição ou que ocupam cargos políticos no governo”, diz, por exemplo, o Estadão, em texto na edição desta sexta-feira (30).

Mensagem às tropas: respeito ao resultado

Ainda de acordo com o jornal, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deverá assinar relatório a ser entregue ao presidente da República. Não será um documento para chancelar ou contestar o resultado da votação, apenas informações sobre a totalização.

O jornal sustenta ainda que os 16 oficiais-generais, em reunião no Quartel General do Exército (QGEx) , em Brasília, já asseguraram o respeito ao processo eleitoral, independentemente do vencedor. “Quem ganhar, leva”, teriam dito os militares. “A frase é disseminada na tropa desde a primeira semana de agosto”, relata o Estadão.

Funções no Estado democrático

Já a reportagem da Pública aborda em detalhes o processo de renovação no Alto Comando do Exército, com entrevista do general Sergio Etchegoyen. O general foi chefe do Estado Maior e ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Mas também faz considerações sobre a questão militar no governo.

“Até a chegada à presidência de Jair Bolsonaro – cuja origem militar ele sempre fez questão de alardear – temas como as discussões no Alto Comando do Exército (ACE) despertavam pouco interesse na imprensa”, diz o texto, assinado pela jornalista Monica Gugliano. “Considerava-se que, após 21 anos no poder durante a ditadura, os militares haviam reencontrado seu lugar e suas legítimas funções em um Estado democrático. Não foi bem assim. Interesses de ambos os lados, tanto de Bolsonaro como de militares, estreitaram as diferenças entre uma instituição de Estado e o governo. Se as urnas levarem à derrota de Bolsonaro, o Alto Comando do Exército terá que rever o papel da Instituição na vida pública. Continuará como as demais instituições de Estado. E o que possivelmente acontecerá, segundo a avaliação de acadêmicos e estudiosos do tema, é que deixará de ter a exposição pública outorgada por Bolsonaro.”

A reportagem lembra que existem diferentes visões sobre a participação na vida política do país. E que, internamente, muitos receiam que o fracasso do governo Bolsonaro “acabe no colo” das Forças Armadas. Mas, ao tempo, descartam qualquer tipo de intervenção, ao contrário do que esbraveja o mandatário. “Eles garantem, porém, que não haverá nenhum tanque na rua, seja qual for o resultado das eleições.”

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS