Redação Pragmatismo
Racismo não 26/Ago/2022 às 07:52 COMENTÁRIOS
Racismo não

Jovem denuncia racismo na Marinha: "Disse que eu tinha que lavar a louça porque sou preta"

Publicado em 26 Ago, 2022 às 07h52

"Não gosto de lembrar porque me faz chorar, me faz tremer, me faz querer sair correndo porque dói, machuca muito", diz jovem negra que denunciou racismo de colega na Marinha. Agressão racial ocorreu em mais de uma ocasião

Jovem denuncia racismo Marinha tinha lavar louça porque sou preta
Marcelle denuncia racismo de colega na Marinha (Imagem: Reprodução | TV Globo)

Marcelle Silva Santos, de 22 anos, estagiária do 1° Distrito Naval da Marinha, denunciou nesta quinta-feira (25), uma colega de trabalho por racismo.

Segundo informações do portal G1, Marcelle relatou que os episódios de racismo aconteceram por duas vezes, cometidos pela mesma pessoa na copa do Distrito Naval, a estagiária chamada Ticiany, de 18 anos.

Há mais ou menos cerca de um mês a denunciada se recusou a lavar uma louça, afirmando que Marcelle deveria fazer sob justificativa de que ela era preta.

“Aí, falei para ela: ‘hoje vamos ver quem vai lavar a louça’. Ela pegou e falou para mim: ‘eu não vou lavar louça não’. Eu: ‘mas eu lavei outro dia. Eu acho que é a sua vez de lavar a louça. Sempre tenho que lavar todo dia?’ Aí, ela falou: ‘sim porque você é preta’. Aí, depois deu uma risada e disse que estava zoando, que estava brincando,” relatou Marcelle.

De acordo com a estagiária, novamente sob a desculpa de que era apenas ‘uma brincadeira’ a estagiária voltou a fazer comentários racistas nesta quinta-feira (25).

“A estagiária Ticiany falou: ‘tem uma tal loja que está dando uma vaga de trabalho’. Eu falei: ‘poxa, esse lugar para mim é um pouco pesado, é escravidão para mim’. E ela falou: ‘o que é que tem, você é preta’, diz a jovem.

Após o episódio Marcelle lembra que foi chorar no banheiro e relembrar os traumas da infância, onde era ‘zoada’ por conta de sua cor.

Marcelle relata ainda que lembrar dos episódios lhe causam dor e machuca muito.

“Eu nem gosto de lembrar porque me faz chorar, me faz tremer, me faz querer sair correndo porque dói, machuca muito”.

As duas situações de racismo foram cometidas perto de outras pessoas, no entanto, Ticiany, teria sido advertida apenas verbalmente.

Leia também: As forças armadas e o governo

Diante disso, uma amiga de Marcelle a encorajou a denunciar os casos de intolerância racial na Delegacia de Crimes Raciais, no Centro. Ela também criou um grupo para combater o crime dentro do colégio Pedro II.

“Eu espero que isso mude algum dia porque como aconteceu comigo hoje, amanhã posso ter um filho e acontecer com ele também”.

A jovem começou o estágio na Marinha em fevereiro deste ano e pretende fazer faculdade de pedagogia e ingressar na carreira militar.

Yahoo

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS