Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 29/Ago/2022 às 18:40 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Campanha de Lula rebate tuíte de Ciro sobre saúde do ex-presidente

Publicado em 29 Ago, 2022 às 18h40

Postagem de Ciro Gomes já tinha milhares de curtidas e compartilhamentos quando foi removida do Twitter. Campanha de Lula classificou ataque como 'lamentável'. Dirigente do PDT já disse que Lula deveria fazer uma "avaliação médica"

Lula Ciro debate da band

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) atacou na manhã desta segunda-feira (29) a saúde de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu perfil no Twitter. Após dizer que o ex-presidente está “fraco fisicamente e psicologicamente”, o pedetista apagou o tuíte. A postagem já acumulava milhares de curtidas e compartilhamentos.

“Será que não entendem que Lula está cada dia mais fraco fisicamente, psicologicamente e teoricamente para enfrentar a direita sanguinária?”, questionou Ciro que, em seguida, deletou a postagem.

A campanha de Lula já havia se posicionado sobre a voz excessivamente rouca do ex-presidente no debate da Band, também notada na sabatina do candidato ao Jornal Nacional, citando o desgaste devido à agenda cheia durante a campanha.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, criticou a mensagem e disse ter sido bom que ela “foi apagada a tempo”. “Campanha é para discutir política.”.

No dia 21 de agosto, Gustavo Castañon, membro do diretório nacional do PDT, fez um tuíte dizendo que Lula deveria fazer uma avaliação médica para “provar que o câncer na garganta não voltou”.

Lula e PT reagem

Em seu perfil oficial no Twitter, Lula rebateu Ciro e compartilhou trecho do embate com o pedetista na noite anterior acompanhado da legenda: “Ontem, no debate da Band, Lula tratou Ciro Gomes com respeito”.

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse que o post de Ciro é “lamentável” e que o ex-presidente foi “muito simpático” com o pedetista no debate, sem deixar de colocar “as coisas que tinha que colocar, a responsabilidade política dele [Ciro] perante o Brasil”. “Só lamento que Ciro tenha feito uma aliança com Bolsonaro para atacar o Lula”, afirmou Gleisi.

Para Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e próximo do ex-presidente Lula, a publicação do pedetista evidencia que Ciro “vai ser vítima do ódio que ele próprio ajudou a inocular na sociedade”. O advogado diz também que no debate da noite anterior o ex-aliado de Lula “mostrou total descompromisso com a difícil tarefa de derrotar o fascismo no Brasil”.

“Ciro é uma mistura do que há de pior no coronelismo mais atrasado do nosso país com requintes de um lava-jatismo messiânico que nos trouxe aos dias de hoje”, acrescentou Carvalho.

No debate, ao ser questionado sobre a divisão de partidos de esquerda, Lula elogiou Ciro. “Têm três pessoas no Brasil que eu trato com deferência: o [ex-governador de SP] Mário Covas [1930-2001], o [ex-senador] Roberto Requião [PT] e o Ciro Gomes”, disse Lula. “De vez em quando eles podem até falar mal de mim que eu não levo em conta, porque sei que eles têm o coração mais mole do que a língua.”

Lula e Ciro:

Ciro e Bolsonaro:

Recomendações

COMENTÁRIOS