Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 21/Jul/2022 às 16:21 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Romário tem caminho fácil na disputa pelo Senado, aponta nova pesquisa Ipec

Publicado em 21 Jul, 2022 às 16h21

Nova pesquisa Ipec mostra o bolsonarista Romário (PL) disparado na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro

Romário caminho fácil disputa Senado pesquisa Ipec
(Imagem: Waldemir Barreto | Ag. Senado)

A pouco mais de dois meses das eleições, Romário está a léguas de distância dos outros pré candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro. Se as eleições fossem hoje, teria 30% das intenções de voto.

Em seguida, surgem Marcelo Crivella, do Republicanos, tem 11% das menções; Alessandro Molon, do PSB, 9%; Clarissa Garotinho, do União, e Daniel Silveira, do PTB, 6% cada um. André Ceciliano (PT) é citado por 4% do eleitorado.

Este é o resultado da pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope) para medir a intenção de votos no Rio de Janeiro, encomendada pela Associação Rio Indústria. A pesquisa foi realizada entre sábado e anteontem com 1008 entrevistados de 31 municípios. Sua margem de erro é de 3 pontos.

Considerando a margem de erro, todos, com exceção de Romário, estão tecnicamente empatados entre si. Num patamar abaixo, aparece Ivanir dos Santos (PDT), citado por 1%. Marcelo Itagiba, do Avante, não atingiu 1% das menções. Os que declaram votar em branco ou anular o voto atingem 24% e 8% estão indecisos.

O Ipec fez outras quatro simulações para identificar em quem os eleitores fluminenses votariam para o Senado.

No segundo cenário testado, Romário ficou à frente, com 39% das intenções de voto, enquanto em outro patamar, enfileirara-se empatados tecnicamente Molon, com 10%, Daniel Silveira com 8% e André Ceciliano com 5%. Ivanir dos Santos e Marcelo Itagiba tiveram 1%, cada um. Somaram 26% os que disseram que votariam em branco ou anulariam seus votos; 10% se declaram indecisos.

Num terceiro cenário, desta vez sem Molon, Romário segue na liderança, com 41% do eleitorado fluminense. Daniel Silveira, por sua vez, tem 9% das intenções de voto, enquanto o petista, André Ceciliano, tem 7% Ivanir dos Santos tem 3% e Marcelo Itagiba tem 2% das menções. Mas este cenário hoje está invalidado, posto que Molon ontem foi sagrado candidato na convenção do PSB.

Num quarto cenário, mais enxuto, Romário é apontado por quase metade dos eleitores (45%). A seguir, Molon aparece com 10% das intenções de voto, empatado tecnicamente com André Ceciliano, que tem 6%. Ivanir dos Santos com 3% das citações e estaria também tecnicamente empatado com Ceciliano. Nesta simulação, aqueles que têm pretensão votar em branco ou anular o voto chegam a 28%, ao passo que 8% estão indecisos.

Finalmente, o Ipec repetiu em sua última simulação um cenário reduzido para testar o que muda para os pré-candidatos quando eles aparecem apoiados pelos líderes da corrida presidencial. Esta foi a única pergunta idêntica ao do levantamento realizado em maio pelo instituto.

Romário quando apresentado com o apoio de Bolsonaro aparece com 41% das intenções de voto. No limite da margem de erro, está empatado com André Ceciliano quando este é colocado como tendo com o apoio de Lula (35%) No levantamento anterior, Romário havia ficado 34% e André com 40%, respectivamente. Nesta simulação, os que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 21% (eram 20%) e os indecisos, 4% (eram 5%).

Para Governo do Estado, Cláudio Castro e Freixo estão empatados

A pesquisa Ipec, mostrou também que na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, o atual governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem tecnicamente empatados nas intenções de voto. Os candidatos recebem o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respectivamente.

Castro está numericamente à frente com 19%, já Freixo tem 13% das menções. Por conta da margem de erro de 3 pontos percentuais, ambos estão empatados. Os dados foram colhidos através de 1.008 entrevistas entre os dias 16 e 19 de julho.

A pesquisa foi realizada ainda com o nome de Anthony Garotinho, que apareceu em quarto lugar, com 6% das intenções de voto, atrás de Marcelo Crivella, que alcançou 10% , ando em terceiro lugar. Em seguida, aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 5%, Cyro Garcia (PSTU) com 4%, Eduardo Serra (PCB), 3% e Coronel Emir Larangeira (PMB) com 2%. Já Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (NOVO) aparecem com 1% das menções.

Já em um cenário sem o nome de Marcelo Crivella, Cláudio Castro e Marcelo Freixo seguem também empatados, com 20% e 14% das intenções de voto, respectivamente. Em seguida, Anthony Garotinho tem 9% das menções, Rodrigo Neves, com 6% dos eleitores, e Cyro Garcia e Eduardo Serra aparecem com por 4%. Já os que declaram voto nulo ou em branco soma-se 29%.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS