Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 18/Jul/2022 às 13:20 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado morto

Publicado em 18 Jul, 2022 às 13h20

Caso do assassinato do petista Marcelo Arruda pelo bolsonarista Jorge Guaranho continua fazendo vítimas. Diretor da Aresf e responsável por câmeras do clube foi encontrado morto

guaranho cameras de segurança
Momento em que Guaranho mata Marcelo Arruda. Agente bolsonarista teve acesso às imagens das câmeras do local e ficou sabendo que estava acontecendo uma festa de aniversário com temática de Lula e do PT

O caso do assassinato do tesoureiro do PT Marcelo Arruda pelo agente bolsonarista Jorge Guaranho continua fazendo vítimas. Claudinei Coco Esquarcini, um dos diretores da Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (Aresf), em Foz do Iguaçu (PR), onde ocorreu o crime, foi encontrado morto neste domingo (17) na cidade de Medianeira (PR).

A Polícia Civil do Paraná afirmou ao Pragmatismo que a única linha de investigação para a morte de Claudinei é de que houve um suicídio. De acordo com testemunhas, Claudinei estava sofrendo pressões por ser apontado como o ‘responsável indireto’ pelo crime.

Amigos e colegas de trabalho afirmaram que, desde o assassinato de Marcelo Arruda, Claudinei Coco Esquarcini estava em acompanhamento psicológico em razão da repercussão envolvendo o seu nome. Neste domingo, porém, ele não teria aguentado a pressão e tirou a própria vida.

Claudinei seria o “responsável pelo fornecimento de senhas” das câmeras de segurança na Aresf. O bolsonarista Jorge José Guaranho, autor do assassinato de Marcelo Arruda, viu imagens do aniversário da vítima antes de ir ao local e matar o guarda municipal e tesoureiro do PT. Guaranho estava em um churrasco em outra festa quando assistiu às cenas da comemoração de aniversário de Arruda.

Um outro funcionário do setor de segurança do clube, identificado como José Augusto Fabri, disse que a permissão para ver as câmeras não era um procedimento comum e citou Claudinei como o único capaz de permitir acesso às imagens das câmaras de monitoramento do clube onde Arruda foi morto.

“Tem que ter uma senha. Esse processo quem faz é o Claudinei. Como ele conhece de configuração, montagem, manutenção e ele faz parte da diretoria, então ele cuida dessa parte”, disse o Augusto Fabri em depoimento à Polícia Civil.

Em nota, a Itaipu lamentou a morte de Claudinei. “A Itaipu Binacional manifesta seu profundo pesar pela morte do empregado Claudinei Coco Esquarcini, ocorrida neste domingo (17), em Medianeira (PR). Ele era natural de Santa Lúcia (PR), tinha 44 anos e deixa esposa e três filhos”.

“Claudinei trabalhou na Itaipu por 20 anos, sempre como agente de segurança na Divisão de Segurança da Central. A Itaipu está prestando toda a assistência necessária à família, a quem expressa suas condolências”, acrescentou a nota.

Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, revelou que o bolsonarista Jorge Guaranho só soube da festa de aniversário com o tema do PT porque um diretor da Aresf mostrou as imagens para ele. O nome de Claudinei não foi citado na matéria.

Defesa da família de Marcelo Arruda

Um requerimento assinado nesta segunda-feira (18) em conjunto pelos representantes legais da família de Marcelo Arruda solicitou diligências complementares à 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu após Claudinei ser encontrado morto.

Os advogados querem que o presidente da associação seja intimado para apresentar a lista completa dos associados ao Ministério Público. Eles também solicitam a busca e apreensão do celular de Claudinei “tendo em vista que os equipamentos celulares de [nomes das duas testemunhas que mostraram o vídeo da festa ao atirador] foram utilizados pelo criminoso para visualizar as câmeras”, cita o pedido.

O requerimento solicita ainda a quebra dos sigilos telefônico e telemático para extração de áudios, vídeos e conteúdos em redes sociais. Os advogados querem saber quais associados poderiam ter acesso às câmeras de monitoramento do local da festa, e se as senhas foram disponibilizadas por Claudinei. “Há risco de destruição de provas e as medidas e diligências requeridas são de natureza urgente”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS