Redação Pragmatismo
Mercado 20/Jul/2022 às 05:35 COMENTÁRIOS
Mercado

O que devo escrever no meu currículo se não tenho experiência?

Publicado em 20 Jul, 2022 às 05h35
que devo escrever currículo não tenho experiência
Imagem: Getty

Se não tem experiência, pode estar a se perguntando o que incluir no seu currículo. O mais importante é lembrar que o seu currículo deve ser um verdadeiro reflexo das suas aptidões, capacidades e qualificações. Dito isto, há algumas coisas que pode fazer para garantir que o seu currículo se destaque, mesmo que não tenha muita experiência.

Concentre-se em quaisquer competências ou qualificações que tenha e que sejam relevantes para o cargo a que se candidata. Se tiver quaisquer competências transferíveis – tais como serviço ao cliente, introdução de dados, ou experiência administrativa – não deixe de as destacar. Mesmo que não tenha experiência direta na área a que se candidata, quaisquer competências que sejam relevantes podem ser uma mais-valia.

Incluir qualquer trabalho voluntário, estágios, ou outra experiência profissional que tenha. Todos estes podem ser grandes exemplos das suas capacidades e aptidões, mesmo que não estejam diretamente relacionados com o trabalho para o qual se está a candidatar.

Não se esqueça de destacar a sua formação e qualquer formação especial ou certificações que possa ter. Mesmo que não tenha muita experiência de trabalho, a sua educação e credenciais podem mostrar que é qualificado para o cargo.

Ao incluir estes elementos no seu currículo, pode mostrar aos empregadores que é o candidato certo para o emprego – mesmo que não tenha muita experiência.

Que competências do seu curso universitário são relevantes para o trabalho?

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, e os empregadores procuram candidatos com as competências e experiência adequadas. Um diploma universitário pode dar-lhe a vantagem de que necessita para se destacar da multidão. Mas que competências do seu curso universitário são mais relevantes para o emprego a que se está a candidatar?

Algumas competências, como o pensamento crítico e a análise, são relevantes para uma vasta gama de trabalhos. Outras competências, tais como programação ou contabilidade, são específicas de certas indústrias. Para descobrir que competências são mais relevantes para o emprego a que se candidata, pesquise a descrição do emprego e o website da empresa. Depois, faça corresponder as suas competências aos requisitos do trabalho.

Se não tiver a certeza de quais das suas competências são mais relevantes, considere fazer um teste de avaliação de carreira. Isto pode ajudá-lo a identificar os seus pontos fortes e a fazer corresponder os mesmos a potenciais carreiras.

Como mostrar as suas competências de uma forma eficaz?

Quando se trata de mostrar as suas capacidades, é importante fazê-lo de uma forma eficaz. Isto significa destacar os seus pontos fortes e capacidades de uma forma que capte a atenção do seu público. Há algumas maneiras de o fazer.

Uma maneira é criar um portfólio que mostre o seu trabalho. Este pode ser um portfólio online ou um portfólio físico que mantém consigo para mostrar a potenciais empregadores ou clientes. Outra forma é listar as suas competências no seu currículo. Ao fazer isto, não deixe de destacar as competências que são mais relevantes para o cargo ou campo em que está interessado.

Por último, pode também destacar as suas competências durante uma entrevista. Isto pode ser feito dando exemplos específicos de como utilizou as suas competências para alcançar o sucesso no passado. Ao fazer isto, poderá mostrar aos potenciais empregadores que possui as competências que eles procuram.

Um currículo para um emprego numa área completamente nova

Se procura mudar de campo e não tem qualquer experiência direta no novo campo desejado, o seu currículo pode parecer um pouco esparso. Mas não desespere! Pode ainda destacar as suas competências e realizações transferíveis de uma forma que o tornará um forte candidato para o novo papel.

Comece por articular claramente os seus objetivos e porque está interessado no novo campo. Depois, concentre-se em destacar as suas competências que são relevantes para o novo papel. Por exemplo, se pretende passar das vendas para o marketing, poderá destacar a sua capacidade de desenvolver campanhas de marketing criativas e eficazes para o seu currículo de marketing.

Se não tiver qualquer experiência direta no seu novo campo desejado, pode também destacar a sua experiência de trabalho geral e as suas realizações. Por exemplo, se pretende mudar da contabilidade para os recursos humanos, pode destacar a sua experiência na gestão de registos de empregados e na administração de programas de benefícios.

Quaisquer que sejam os seus antecedentes, não deixe de adaptar o seu currículo ao trabalho específico para o qual se está a candidatar. Realce as suas competências e realizações mais relevantes para a nova função, e não deixará de se destacar como um candidato forte.

A forma correta de formatar o seu currículo

Não há uma forma perfeita de formatar o seu currículo, mas há algumas orientações gerais que pode seguir para garantir que é legível e fácil de digitalizar. Mantenha-se num esquema simples com cabeçalhos e secções claras. Use uma linguagem simples e direta e evite acrónimos ou jargões. E não se esqueça de rever!

No que diz respeito aos detalhes, há algumas coisas chave a ter em mente. Primeiro, inclua as suas informações de contato no topo da página. Depois, liste a sua experiência de trabalho por ordem cronológica inversa, começando pela sua posição mais recente. Inclua o nome da empresa, o seu título de emprego e as datas em que trabalhou. Finalmente, não se esqueça de enumerar a sua formação e quaisquer competências ou certificações relevantes.

que devo escrever currículo não tenho experiência

Seguir estas diretrizes irá ajudá-lo a criar um currículo que seja fácil de ler e destaque as suas qualificações mais relevantes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS