Redação Pragmatismo
Senado Federal 01/Jul/2022 às 14:18 COMENTÁRIOS
Senado Federal

Léo Índio é exonerado após reportagem revelar que ele não ia ao Senado

Publicado em 01 Jul, 2022 às 14h18

Funcionário fantasma: sobrinho do presidente Jair Bolsonaro foi exonerado do cargo de assessor da liderança do PL após reportagem revelar que ele não frequentava o trabalho

Léo Índio e Carlos Bolsonaro
Léo Índio e Carlos Bolsonaro

Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho do presidente Jair Bolsonaro (PL) conhecido como Léo Índio, foi exonerado do cargo de assessor da liderança do PL no Senado. A informação é da colunista Juliana Dal Piva, do portal Uol.

A demissão ocorreu após a própria jornalista revelar que Leo Índio não ia ao Senado Federal desde a primeira semana no mês de março. Ele havia sido nomeado para a função em dezembro de 2021. Agora, no site do Senado, ele consta como “desligado”.

Léo Índio é sobrinho de Bolsonaro e primo dos filhos do presidente da República. Ele era auxiliar administrativo júnior e recebia um salário de cerca de R$ 5,7 mil.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), responsável pelo gabinete da liderança do partido até 10 de junho, informou, por nota, que Leonardo era “responsável pelo setor de relações institucionais da liderança com ministérios e demais órgãos de governo”.

Testemunhas dizem que Léo Índio frequentava pouco o Senado. No entanto, no breve período de trabalho, ele chegou a levar para sua mesa uma caneca com a inscrição “cloroquina”.

Antes dos cargos no Senado, Carlos Bolsonaro tentou emplacar Léo no Planalto. A ideia era que ele ocupasse algum cargo na Secretaria de Governo da Presidência da República. No entanto, o sobrinho do presidente foi barrado pelo então ministro da pasta, o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Auxiliares do ministro, à época, avaliaram que o currículo do sobrinho do presidente não tinha as qualificações necessárias para o cargo no ministério. Léo não possui ensino superior e sua experiência profissional prévia era como vendedor, além de assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na época da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

Justamente o período como assessor na Alerj fez com que ele fosse incluído pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ) entre os investigados do caso de Flávio na rachadinha do gabinete.

Léo Indio e Carlos Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro já chegou a desabafar nas redes sociais após surgirem insinuações sobre sua sexualidade. “Não moro com meu primo. A mídia lixo mente! A internet pode zoar, graças a Deus não estamos num governo de esquerda”, disse o filho de Bolsonaro em 2019.

Carlos Bolsonaro referia-se a uma nota publicada pelo portal de direita O Antagonista. O texto dizia apenas que o vereador dividia apartamento com o primo Léo Indio.

Mas a fúria do filho do presidente com o tema não parou por aí. Relembre: Carlos Bolsonaro se irrita com especulações de que é homossexual

Recomendações

COMENTÁRIOS