Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 05/Jul/2022 às 09:33 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Atirador do 4 de julho é extremista de direita e fã de Trump

Publicado em 05 Jul, 2022 às 09h33

Atirador aparece envolto em bandeira de Trump e frequentava comícios do ex-presidente. O jovem tem uma carreira musical considerada de sucesso e postou vídeos que glorificavam ações de assassinos em massa. Seis morreram e dezenas foram hospitalizados

Robert Crimo
Robert Crimo

O homem que matou seis pessoas e feriu cerca de 30 durante um desfile em comemoração ao Dia da Independência dos EUA na cidade de Highland Park, Illinois, começou a ter seu perfil revelado.

Robert ‘Bobby’ Crimo III é branco, tem 22 anos e é um cantor conhecido como ‘Awake’. Nas redes sociais, ele propaga ideias de direita, apoia publicamente Donald Trump e já apareceu envolto em uma bandeira do ex-presidente.

Crimo já apareceu em fotos vestido como Wally, dos livros ‘Onde Está Wally?’ em comícios de Trump. O cantor tem um patrimônio de US$ 100 mil e sua carreira musica é aparentemente bem-sucedida, com cerca de 16 mil seguidores na plataforma de streaming Spotify.

Muitos videoclipes com seu nome aparecem em diferentes plataformas e redes sociais. Em vários dos vídeos, Crimo parece fazer apologia a armas e tiroteios em escolas. Em um dos vídeos, intitulado On my Mind (“Na Minha Cabeça”), ele é visto com um colete e um capacete de operações militares em uma sala de aula.

Em determinado momento da gravação, ele enfia a mão em uma mochila e, após um corte para uma tela preta, a sala de aula é vista em caos. O jovem então sorri com malícia.

“Minhas ações serão corajosas e meu pensamento é desnecessário. Sei o que tenho que fazer, sei o que isso significa, não só para mim, mas para todos os outros”, canta ele em uma das músicas.

Em outra das músicas, Are You Awake (“Você Está Acordado?”), ele diz que cometeria “um ato que definiria sua vida além de sua capacidade de se conter” e inclui uma imagem de um recorte de jornal sobre Lee Harvey Oswald, o atirador que assassinou o presidente John F. Kennedy.

A faixa etária das vítimas do atentado promovido por Crimo situa-se entre oito e 85 anos, com cerca de quatro ou cinco dos que foram baleados sendo crianças.

Crimo foi preso depois de uma hora de caçada que envolveu autoridades locais e federais. Descobriu-se agora que seu pai Bob Sr, é dono de um comércio local e que já concorreu a prefeito, enquanto sua mãe Denise Pesina já foi presa por suspeita de agressão doméstica. Highland Park é uma cidade famosa no universo pop por ter servido de locação para clássicos da Sessão da Tarde como ‘Curtindo a Vida Adoidado’ e ‘Gatinhas e Gatões’.

O atentado

O ataque a tiros ocorreu durante um dos tradicionais desfiles do Dia da Independência dos EUA, comemorado em 4 de julho. A imprensa local diz que centenas de pessoas lotaram as calçadas da cidade para assistir a carros alegóricos, bandas de música e apresentações.

O atirador abriu fogo do telhado de uma loja de material de acampamento por volta das 10h15 no horário local, poucos minutos após o início do evento. Acredita-se que ele tenha disparado com um rifle de alta potência.

Em coletiva de imprensa, a polícia disse que ele foi capturado no norte de Chicago depois que um policial tentou, sem sucesso, detê-lo durante uma blitz de trânsito. O jovem tentou fugir, mas foi preso pouco depois perto de Lake Forest, no Estado de Illinois.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre o ataque em um evento na Casa Branca. Ele afirmou que as comemorações de 4 de julho ocorrem em um “momento crítico, quando podem existir razões para pensar que este país está retrocedendo”. “Sei que pode ser cansativo e perturbador, mas vamos superar tudo isso”, disse Biden.

O governador do Estado do Illinois, Jay Robert Pritzker, disse que ataques a tiros viraram “uma tradição americana semanal”. “Existirão pessoas que vão dizer que hoje não é o dia, que agora não é a hora de falar sobre armas. Estou dizendo a vocês que não existe melhor dia ou melhor hora do que aqui e agora”, declarou Pritzker.

No mês passado, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que restringe a venda de armas no país. As novas medidas impediriam a venda de armas semiautomáticas para menores de 21 anos e proibiriam carregadores de grande capacidade.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Hoje somos alvo de ameaças por pessoas que ocupam cargos eletivos e também sofremos frequentemente assédio judicial. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS