Redação Pragmatismo
América Latina 20/Jun/2022 às 08:48 COMENTÁRIOS
América Latina

Presidentes da América Latina parabenizam Gustavo Petro por vitória na Colômbia; Bolsonaro silencia

Publicado em 20 Jun, 2022 às 08h48

Ex-guerrilheiro venceu eleições com 50,49% dos votos e será o primeiro presidente colombiano de esquerda. Líderes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela, além do chanceler da União Europeia, já falaram sobre a vitória de Petro. Jair Bolsonaro ainda não se manifestou

Presidentes América Latina parabenizam Gustavo Petro vitória Colômbia Bolsonaro silencia
Gustavo Francisco Petro Urrego (Imagem: Luisa Gonzalez | Reusters)

AFP

A eleição do senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro como primeiro presidente da esquerda da Colômbia gerou reações imediatas entre os dirigentes latino-americanos, especialmente os que compartilham da mesma orientação ideológica.

Líderes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela, além do chanceler da União Europeia, já falaram sobre a vitória de Petro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou.

Confira as principais manifestações:

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

“A vitória de Gustavo Petro é histórica. Os conservadores da Colômbia têm sido tenazes e duros. O escritor José María Vargas Vila relatava que os ditadores do seu país ‘molhavam em água benta seu punhal antes de matar'”.

Gabriel Boric, presidente do Chile

“Acabo de falar com @petrogustavo para cumprimentá-lo por sua vitória na presidência da Colômbia junto com @FranciaMarquezM. Alegria para a América Latina! Trabalharemos juntos pela unidade do nosso continente nos desafios de um mundo que muda velozmente. Sigamos!”

Alberto Fernández, presidente da Argentina

“Me enche de alegria a vitória obtida @petrogustavo e @FranciaMarquezM e com o qual termina o processo eleitoral na Colômbia. Acabo de transmitir ao presidente eleito meus parabéns pela confiança que o povo depositou nele. Sua vitória convalida a democracia e assegura o caminho para uma América Latina integrada neste tempo que exige de nós a máxima solidariedade entre povos irmãos.”

Nicolás Maduro, presidente de Venezuela

“Cumprimento Gustavo Petro e Francia Márquez pela vitória histórica nas eleições presidenciais da Colômbia. Foi ouvida a vontade do povo colombiano, que saiu para defender o caminho da democracia e da paz. Novos tempos se aproximam para este país irmão”.

Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela e reconhecido como tal por mais de 50 países
“A Colômbia é hoje o lar de 2 milhões de venezuelanos que fugiram em busca de futuro. Defendemos que a gestão do novo presidente @petrogustavo mantenha a proteção aos venezuelanos vulneráveis em seu país e acompanhe a luta da Venezuela para recuperar sua democracia”.

Henrique Capriles, dirigente opositor da Venezuela

“Hoje, #19Jun, os colombianos votaram em paz e reafirmaram sua democracia. Em pouco mais de 1 hora o resultado foi conhecido. Na Colômbia vivem 2 M (milhões) de venezuelanos. Esperamos que o novo presidente governe com respeito e sem exclusão para eles”.

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

“Expresso meus mais fraternais cumprimentos a Gustavo Petro, @petrogustavo, por sua eleição com Presidente da Colômbia em histórica vitória popular. Reiteramos disposição para avançar no desenvolvimento das relações bilaterais pelo bem-estar dos nossos povos”.

Luis Arce, presidente da Bolívia

“Parabéns ao povo colombiano! Nossos cumprimentos ao irmão @petrogustavo e à irmã @FranciaMarquezM por sua vitória hoje nas urnas. A integração latino-americana se fortalece. Nos unimos à festa das e dos colombianos. ¡Jallalla #Colombia”. Jallalla é uma palavra quéchua que significa júbilo.

Pedro Castillo, presidente do Peru

“Acabo de ligar para @petrogustavo para cumprimentá-lo por sua histórica vitória democrática na Colômbia. Nos une um sentimento em comum que busca melhoras coletivas, sociais e de integração regional para nossos povos. Irmão Gustavo, conte sempre com o apoio do Peru”.

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, e Rosario Murillo, sua mulher e vice-presidente

“Com todo o respeito e muito carinho ao seu Povo Saudamos sua Vitória Eleitoral de hoje, 19 de Junho. Esperamos o melhor para as Famílias desse país irmão (…) Que na Nossamérica Caribenha continuemos fortalecendo uma história como nossos Povos esperam e merecem”.

Guillermo Lasso, presidente do Equador

“Cumprimentei por telefone @petrogustavo por sua eleição como presidente da nossa irmã, República da Colômbia, e reiterei a disposição do nosso Governo para fortalecer a amizade e a cooperação, priorizando o desenvolvimento e a integração dos nossos povos”.

Leia também:
Colombianos completam 50 dias em greve nacional sob violência sistêmica do Estado
Colombianos vão às ruas em protesto histórico contra pacote econômico

Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia

“Cumprimento @petrogustavo por sua eleição como o próximo presidente da #Colombia. A Colômbia é um sócio fundamental para a UE. Conte com a União Europeia para seguir fortalecendo nossas relações”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS