Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 29/Jun/2022 às 14:43 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Pedro Guimarães já disse que usaria suas "15 armas" se alguém mexesse com sua filha

Publicado em 29 Jun, 2022 às 14h43

Pedro Guimarães sempre fez questão de se mostrar um bolsonarista raiz, daqueles que não hesitam em recorrer às armas. O presidente da Caixa disse que usaria suas "15 armas" de fogo "para matar ou morrer" caso sua filha fosse detida. Agora ele precisa responder o que considera justo que pais, maridos, irmãos e namorados façam com um assediador

pedro guimarães bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro e Pedro Guimarães (Sérgio Lima/Poder360)

Reinaldo Azevedo, em seu blog

A situação de Pedro Guimarães, ainda presidente da Caixa, tornou-se insustentável. Ele esteve ontem à noite com o presidente Jair Bolsonaro e ficou acertado que deixa o cargo nesta quarta. O desgaste, em caso de permanência, seria brutal. Guimarães está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por assédio sexual. A apuração segue em sigilo. O caso caiu como uma bomba no bolsonarismo. Mais uma.

Oriundo do mercado financeiro e genro de Léo Pinheiro, o enrolado ex-presidente da OAS, Guimarães é o mais entusiasmado de todos os bolsonaristas do primeiro escalão. Não contei o número de vezes, mas é certamente o campeão em aparições nas “lives” do presidente e figura quase onipresente em solenidades sobre os mais variados temas. Chegou a pensar em se candidatar, mas desistiu ao receber pesquisas não muito animadoras.

Já ordenou, seguindo algum receituário secreto de técnicas motivacionais, que servidores da Caixa fizessem flexões em público, num estilo, digamos, marcial. A reportagem do Metrópoles informa que gosta de descer a pé os 20 andares que separam do térreo o seu gabinete e, no percurso, vai arrebanhando funcionários do banco, “convidados” a segui-lo. Não fosse o assédio sexual, parece que seria o caso de discutir o assédio moral.

No fim do ano passado, informa o Metrópoles, um grupo de funcionárias decidiu romper o silêncio e denunciar o assédio. Cinco delas aceitaram falar com a reportagem. Resta a Guimaraes dizer que vai deixar a Caixa para não prejudicar Jair Bolsonaro e coisa e tal e, é evidente, para se defender.

Sua situação é a pior possível. Se a abordagem agressiva entre iguais na hierarquia do trabalho já é inadmissível, tanto pior quando o assediador se vale de uma posição de poder. Expõe-se o duplo aspecto político da ocorrência: a) o machismo, vamos dizer, estrutural, que entende que a mulher pode receber uma investida indevida porque desfrutável; b) a mulher como alvo do predador, que pode mais.

Bolsonarista raiz

uimarães sempre fez questão de se mostrar um bolsonarista raiz, daqueles que não hesitam em recorrer às armas. No seu caso, nada menos de 15! O arsenal de um patriota. Vocês se lembram daquela reunião ministerial de 22 de abril de 2020, em que ficou evidente a desordem que é o governo Bolsonaro, quando o presidente expressou, então, entre palavrões, o desejo de controlar a Polícia Federal?

Pois bem, tratou-se lá do caso da mulher e da filha de uma parlamentar que teriam sido detidas pela Polícia porque estavam nadando em Copacabana, embora houvesse a proibição expressa de usar o mar em razão da Covid. Guimarães disse o que aconteceria se o episódio envolvesse uma filha sua:

“Que porra é essa? O cara vai pro camburão com a filha. Se fosse eu, ia pegar minhas quinze armas, e eu ia morrer. Porque, se a minha filha fosse pro camburão, eu ia matar ou morrer. Que isso? Tava nadando! É uma atleta olímpica. Você tira a pessoa, a pessoa tá nadando, com 14 anos. Eu tenho uma filha, Maria, de 14 anos. Se a minha filha fosse pro camburão, ou eu matava ou morria. Que isso?”

Vejam aí: se a imposição de uma restrição policial, que valia para todo mundo, já levaria Guimarães a usar o seu arsenal, pode-se imaginar o que ele considera justo que pais, maridos, irmãos e namorados — além, é claro!, das próprias vítimas — façam com um assediador, não é mesmo? Seria preferível para as vítimas, para a Caixa e para o investigado que tudo não passasse de um equívoco, não é? Mas, infelizmente, não parece ser o caso.

Eleições

As mulheres, que compõem mais de 50% do eleitorado, estão entre as categorias que mais rejeitam Bolsonaro. Dizem que não votam nele de jeito nenhum 55% dos brasileiros; entre as mulheres, esse índice alcança 61%. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 48% das mulheres votam em Lula no primeiro turno; só 24% escolhem Bolsonaro.

O episódio Pedro Guimarães certamente não ajuda a candidatura de Bolsonaro entre as mulheres — e, havendo um mínimo de vergonha na cara, nem entre os homens.

Esse é um governo que não dá bola às políticas de reparação e de defesa da mulher. Ao contrário até: há uma mais do que indiscreta misoginia. Nos últimos tempos, a mulher tem servido apenas como coadjuvante do proselitismo antiaborto — tão brutal que os biltres tiveram a ousadia de tratar uma menina de 11 anos como mãe, não como uma criança.

Bolsonaro terá de largar a mão de Guimarães, ou este o leva ainda mais para o buraco. Os amigos do presidente têm colaborado bem pouco com os seus anseios. E não porque se inventem coisas contra esses patriotas, mas porque eles são, afinal, aquilo que são. Ajoelham-se no altar da hipocrisia e rezam ao Deus da impostura.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS