Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 15/Jun/2022 às 12:13 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Assassinatos de Bruno e Dom Phillips são resultado de política anti-indígena do governo Bolsonaro

Publicado em 15 Jun, 2022 às 12h13

Documentos revelam como as mortes do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips foram resultado de uma política anti-indígena implementada na Funai desde o início do governo Jair Bolsonaro

Desaparecimento Bruno Dom Phillips política anti-indígena governo Bolsonaro
(Imagem: Polícia Federal no Amazonas | Reprodução)

Caio Matos, Congresso em foco

O desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari (AM), é fruto de uma política anti-indígena implementada na Fundação Nacional do Índio (Funai) desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL).

Nesta terça-feira (14), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em conjunto com a Indigenistas Associados – Associação de Servidores da Funai (INA), divulgaram um dossiê de mais de 200 páginas sobre como a fundação está alinhada em atender os interesses dos ruralistas em detrimento dos direitos indígenas.

Foram analisados documentos oficiais, depoimentos de servidores, materiais de imprensa e publicações de organizações da sociedade civil dos últimos três anos para elaborar o material.

Segundo o documento, atualmente, apenas duas das 39 Coordenações Regionais da Funai são chefiadas por servidores públicos. A maioria estão chefiadas por oficiais das Forças Armadas e por policiais militares e federais. O presidente da fundação, Marcelo Xavier, é delegado da Polícia Federal.

Desaparecimento Bruno Dom Phillips política anti-indígena governo Bolsonaro
Protesto dos servidores da Funai após desaparecimento (Imagem: Adriano Machado | Reuters)

Fique por dentro: Coordenador da Funai indicado por Bolsonaro é preso por arrendar terra indígena para fazendeiros

Xavier foi indicado em 2019 por Bolsonaro e é apontado pelo dossiê como o principal executor da política anti-indigenista na Funai. A fundação passou a implementar uma política interna de “perseguição e constrangimento” aos servidores concursados, impondo obstáculos para impedir a atuação pró-indígena.

Desaparecido desde o último dia 5, Bruno Araújo Pereira foi exonerado da Coordenação Geral de Indígenas Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) da Funai em outubro de 2019, após coordenar uma operação que expulsou garimpeiros da terra indígena Yanomami, em Roraima.

“Em vez de proteger e promover os direitos indígenas, a atual gestão da Fundação decidiu priorizar e defender interesses não indígenas”, destacou o presidente da INA, Fernando Vianna.

Outros pontos levantados pelo dossiê são a falta de demarcação de novas terras indígenas, a tentativa de Bolsonaro de tentar vincular a Funai ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a redução de recursos para a atuação do órgão.

Leia também:
O Brasil acovardado não merece a bravura de Bruno e Dom
Cunhado de Dom Phillips diz que corpos “estavam amarrados em árvores”
Indigenista desaparecido foi dispensado do cargo na Funai por pressão de ruralistas
Polícia prende suspeito de envolvimento no desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira

Para a porta-voz do Inesc, a assessora política Leila Saraiva, “a atual Funai se revela um caso gritante de erosão de direitos, não somente na política indigenista, mas em ações correlatas, como a ambiental, a cultural, a de relações raciais, que também se deterioram Brasil afora”.

Confira a integra do dossiê:

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS