Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 22/Jun/2022 às 16:10 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Bolsonaro demonstra preocupação com vitória da esquerda na Colômbia

Publicado em 22 Jun, 2022 às 16h10

Jair Bolsonaro enviou mensagem para lista de transmissão no WhatsApp comentando eleição na Colômbia. Presidente demonstrou preocupação e questionou se o Brasil seria o próximo país a ter um governo de esquerda

Bolsonaro demonstra preocupação vitória esquerda Colômbia
(Imagem: Clauber Cleber Caetano | PR)

Apesar de não tem parabenizado o novo presidente da Colômbia pela vitória, o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou uma mensagem comentando o resultado do pleito. Segundo informações da coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Bolsonaro enviou uma mensagem para uma lista de transmissão no Whatsapp.

O presidente compartilhou o link de uma matéria da BBC e escreveu: “Cuba… Venezuela… Argentina… Chile… Colômbia… Brasil?”. Ele se referia aos países da América Latina que tem governos de esquerda e, por fim, questionou se o Brasil seria o próximo.

No último domingo (19), Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia com 40,32% dos votos. Ele é um ex-guerrilheiro e, após derrotar a direita, será o primeiro presidente de esquerda no país.

Leia também: Ex-empregada doméstica, Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

Segundo a Folha, Bolsonaro expresso outra preocupação em relação à eleição colombiana: a alta abstenção. No país, o voto não é obrigatório de 45% dos habilitados foram às urnas no domingo para escolher o novo presidente. O presidente tem a preocupação de que, mesmo com o voto obrigatório, muitos brasileiros deixem de votar.

Presidentes latino-americanos celebraram e reconheceram a vitória do novo presidente da Colômbia, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro. Entre eles estão Gabriel Boric, do Chile, Manuel López Obrador, do México, e Alberto Fernández, da Argentina, mas não o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL).

Democracia: O medo se tornará realidade

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS