Redação Pragmatismo
Racismo não 17/Jun/2022 às 16:33 COMENTÁRIOS
Racismo não

Apresentadora da Globo pede desculpas após protagonizar episódio racista: "Errei"

Publicado em 17 Jun, 2022 às 16h33

"Desde sábado, tenho refletido sobre o ocorrido. Errei e não há a nada a ser dito para justificar. Quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante"

Apresentadora Globo desculpas protagonizar episódio racista Errei
Talitha Morete e Silene Moura (Imagem: reprodução)

Talitha Morete viralizou com uma atitude durante o programa É de Casa do último fim de semana. Tudo teve início por conta de um vídeo em que a apresentadora manda a única convidada preta do programa, Silene, servir cocada aos outros convidados e apresentadores.

Fique por dentro: Apresentadora da Globo reproduz racismo estrutural e é salva por colega de situação constrangedora

“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo, Silene”, afirmou Talitha. Ao notar a situação, o também apresentador Manoel Soares retirou as cocadas da mão da convidada e virou o jogo. “Vamos fazer o seguinte: eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, explicou ele.

O comportamento de Talitha gerou polêmica na internet e instigou um debate sobre racismo estrutural.

Nesta terça (14), Talitha fez um post no Instagram para se pronunciar após a repercussão do vídeo.

“Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas a Dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada!”, escreveu ela na legenda do texto a seguir: “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a Dona Silene e pedir desculpas para ela. Também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete.”

Alvo de críticas na internet

A influenciadora digital Tia Má fez uma reflexão sobre o papel da mulher negra na televisão.

“Que ela aprenda e que a gente saiba também a quem devemos cobrar, porque quando as mulheres pretas são atacadas, choram sozinhas, não aparece ninguém para consolar! Já as mulheres brancas sempre serão amparadas por alguém”, criticou Tia Má.

“Não vou me calar, mas também não vou ficar dando visibilidade para quem acredita que existe um tipo certo para servir. A minha decisão é celebrar quem fez o certo, é aclamar o Manoel Soares, porque a apresentadora, em questão, eu nem conheço. E postar ela falando, em um momento onde todas pessoas estão sorrindo, pode fazer com que se torne a vítima incompreendida, e eu a preta raivosa”, pontuou.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS