Redação Pragmatismo
Tecnologia 16/Mai/2022 às 05:37 COMENTÁRIOS
Tecnologia

P2P: quais os benefícios da tecnologia para o seu negócio?

Publicado em 16 Mai, 2022 às 05h37

O p2p se integra a um contexto de tecnologias que se atualizam constantemente para atender os clientes que precisam de soluções de pagamentos digitais

P2P quais benefícios tecnologia seu negócio
Imagem: reprodução

O P2P é uma solução de pagamento que está transformando e inovando os meios de pagamentos digitais fornecidos pelas empresas e fintechs.

A tecnologia p2p permite que os usuários transfiram o saldo que está disponível na carteira digital com rapidez e praticidade sem interferências e burocracia.

Desse modo, o p2p se integra a um contexto de tecnologias que se atualizam constantemente para atender os clientes que precisam de soluções de pagamentos digitais.

O que é P2P?

Para que a sua empresa tenha uma maior segurança sobre o tipo de tecnologia que está a ponto de implementar, detalharemos o que é p2p?

Primeiramente, o peer to peer é uma tecnologia de alto nível que possibilita a transferência de dinheiro de uma pessoa para outra pessoa.

As transações P2P são realizadas dentro de um ecossistema de pagamento seguro, através do uso de um aplicativo ou carteiras digitais.

De maneira resumida, os pagamentos p2p se caracterizam como pagamentos instantâneos de uma conta digital de um usuário para outra wallet ou conta bancária.

Qual é o objetivo do P2P?

P2P quais benefícios tecnologia seu negócio
Imagem: reprodução

A tecnologia peer to peer surgiu a partir da necessidade de descentralização dos pagamentos e de facilitar a realização de transações financeiras.

Sendo assim, com a introdução do p2p no sistema de pagamento os usuários passaram a ter autonomia para escolher como e quando pagar os seus serviços.

Um dos objetivos dessa tecnologia é reduzir o tempo de espera da realização dos pagamentos, pois o pagamento é disponibilizado em tempo real.

Portanto, quando um negócio adota uma solução de pagamento p2p os usuários têm a possibilidade de realizar um pagamento online para pessoas e estabelecimentos comerciais.

Como funciona a arquitetura peer to peer?

Os pagamentos digitais utilizando esse tipo de tecnologia são possíveis devido a sua arquitetura peer to peer, que conecta diferentes pontos de serviço

A estrutura da rede p2p conecta vendedores, emissores e usuários provendo as soluções de pagamentos e carteiras digitais para enviar e receber dinheiro online.

Uma das vantagens da solução peer to peer é que o serviço pode ser personalizado segundo o modelo de negócio e os objetivos a serem alcançados.

A tecnologia p2p é desenvolvida para ser flexível e acompanhar o desenvolvimento e desempenho de todos os tipos de negócios sem importar o seu porte.

Benefícios do P2P

P2P quais benefícios tecnologia seu negócio
Imagem: reprodução

O cenário do mercado atual apresenta muitas possibilidades e oportunidades de negócios para as empresas que querem ser escaláveis e aumentar a sua competitividade.

Para alcançar essas metas é necessário investir em soluções digitais inovadoras e adaptadas às necessidades de cada negócio como a plataforma Plataforma Enterprise Low-Code.

Os benefícios de utilizar a tecnologia P2P nos diversos tipos de negócios existentes são amplos e impactam diretamente a experiência de uso dos serviços.

1. Facilidade de conexão: a comunicação na operação de um pagamento é feita através de um aplicativo ou carteira digital.
2. Autonomia: com a solução p2p os usuários podem enviar dinheiro para uma pessoa sem conta bancária utilizando apenas um aplicativo de celular.
3. Agilidade: o pagamento online entre contas é rápido e o usuário não tem a necessidade de utilizar o dinheiro físico.
4. Segurança: os dados dos envolvidos nas transações de pessoa para pessoa estão protegidos com a solução de validação de identidade do usuário.
5. Conveniência: a tecnologia peer to peer para pagamentos digitais pode auxiliar os negócios a se destacarem ao oferecer um meio de pagamento inovador.

Tipos de soluções de pagamentos digitais

As transformações que o setor das finanças está passando engloba a adaptação e integração de sistemas e aplicativos por parte das empresas.

A tecnologia p2p e outras soluções tecnológicas podem ser integradas às estratégias do seu negócio:

↗ Retail banking;
↗ Enterprise banking;
↗ Pagamentos por aproximação em estabelecimentos comerciais;
↗ Receber pagamentos diretamente nos apps de e-commerce;

Em síntese, essas algumas das soluções que podem ser implementadas em negócios que pretendem oferecer uma experiência única e satisfatória aos seus clientes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS