Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 17/Mai/2022 às 10:55 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Genial/Quaest: Castro lidera no Rio de Janeiro e amplia vantagem sobre Freixo

Publicado em 17 Mai, 2022 às 10h55

Candidato bolsonarista amplia vantagem sobre Marcelo Freixo na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, mostra nova pesquisa Genial/Quaest. O que mais chama a atenção, porém, é o alto alto índice dos eleitores que afirmaram pretender votar em branco, anular o voto ou até mesmo não votar em outubro

A nova pesquisa Genial/Quaest para o governo do Rio Janeiro divulgada nesta terça-feira (17) mostra Cláudio Castro (PL) à frente em todos os cenários estimulados e em viés de alta. Chama a atenção, no entanto, a permanência do alto índice dos eleitores que afirmaram pretender votar em branco, anular o voto ou até mesmo não votar em outubro.

De acordo com a Genial/Quaest, no principal cenário pesquisado, Castro tem 25% das intenções de voto, seguido por Marcelo Freixo (PSB), com 18%, por Rodrigo Neves (PDT), com 8%, por André Ceciliano (PT), com 2%, por Paulo Ganime (Novo), com 2%, e por Felipe Santa Cruz (PSD), com 1%. O índice dos eleitores que afirmaram pretender votar em branco, anular o voto ou não votar é de 33%, portanto, superior à intenção de votos do primeiro colocado. Os que se declaram indecisos somam 10% em todos os cenários.

A título de comparação, na relação entre o cenário principal desta mais recente pesquisa com o de março último, Castro foi de 21% para 25%, enquanto Freixo foi de 17% para os atuais 18%. Ou seja, o atual governador, que, apesar de ser do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, vem acenando para os eleitores de Lula, abriu vantagem fora da margem de erro da pesquisa: 2,8%.

pesquisa genial quaest rio de janeiro

No cenário sem Ceciliano, portanto, com Freixo na condição de candidato de Lula ao governo do Rio, Castro oscila positivamente na margem de erro para 26%, Freixo para 19% e Santa Cruz para 2%. Neves mantém 8%, e Ganime permanece com 2%. O índice dos eleitores que afirmaram pretender votar em branco, anular o voto ou não votar, oscila para 34%.

O terceiro e último cenário estimulado, sem Santa Cruz e sem Ceciliano, também provoca apenas oscilações na margem de erro: Castro aparece com 27%, Freixo com 19%, Neves com 9% e Ganime com 3%. O índice dos eleitores que afirmaram pretender votar em branco, anular o voto ou não votar, oscila para baixo: 33%.

A Genial/Quaest fez 1.200 entrevistas no estado do Rio de Janeiro de forma presencial entre os dias 12 e 15 deste mês de maio. A margem de erro é de 2.8%. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no TSE com o número RJ-09916/2022.

Recomendações

COMENTÁRIOS