Redação Pragmatismo
Mercado 10/Mai/2022 às 06:49 COMENTÁRIOS
Mercado

Casas personalizadas: aspectos que deve analisar

Publicado em 10 Mai, 2022 às 06h49

As casas personalizadas de madeira permitem que adapte a sua estrutura de forma simples e o processo de construção é rápido. Além disso, apresentam outras vantagens como terem um excelente isolamento térmico e acústico e serem uma opção sustentável

Encontrar a sua casa dos seus sonhos pode ser um verdadeiro desafio. A melhor forma de o fazer é através da construção de casas personalizadas, desenvolvidas em exclusivo para si e que conseguem responder às suas necessidades e desejos.

Mas desenvolver o seu próprio projeto e conseguir implementá-lo pode parecer uma missão megalómana e impossível de concretizar. Muitas pessoas pensam que implica um processo de planeamento complicado e custos elevados, mas na verdade é o oposto.

Para conseguir criar a sua casa personalizada de forma simples e rápida nada melhor do que optar por casas pré fabricadas de madeira.

As casas personalizadas de madeira permitem que adapte a sua estrutura de forma simples e o processo de construção é rápido. Além disso, apresentam outras vantagens como terem um excelente isolamento térmico e acústico e serem uma opção sustentável.

Casas personalizadas aspetos deve analisar
Imagem: reprodução

Casas personalizadas de madeira, por onde começar

O primeiro passo para conseguir realizar o seu sonho de ter uma casa personalizada é pensar, cuidadosamente em todos os requisitos que pretende incluir na casa. Para tal recomendamos que siga a lista seguinte.

1. Defina qual será a finalidade da casa personalizada

Se estiver a projetar uma casa para viver todo o ano ou uma casa de férias os requisitos serão, certamente diferentes.

Por isso é importante definir a finalidade de utilização das casas personalizadas, antes de iniciar o seu projeto.

O terreno disponível para a construção e a legislação local também é relevante. Deve garantir que consulta toda a informação relevante e que sabe detalhadamente quais os passos burocráticos que deve seguir. Em Portugal, todas as construções com mais de 10 metros quadrados e/ou com mais de 2,20m de altura, carecem de licenciamento.

2. Avalie as necessidades da sua família

Desenvolver projetos de casas personalizadas de madeira deve ser sinônimo de conseguir concretizar a casa com que sempre sonhou, mas não se deve esquecer das necessidades da família.

Por vezes temos ideias utópicas para uma casa, mas que quando são implementadas percebe-se que não são funcionais, por isso é importante avaliar, cuidadosamente, as necessidades da família e começar a desenvolver o projeto a partir daí.

Por exemplo, muitas pessoas sonham com uma casa de tipo duplex, com uma sala ampla e cozinha no rés do chão e os quartos no primeiro piso, mas se houver idosos na família a opção de uma casa de rés do chão ou com pelo menos um quarto no piso inferior pode ser importante.

Claro que no final podem ser adicionados aqueles pormenores mais loucos, o que fará com que sinta que tem a sua casa de sonhos.

Também é importante avaliar as necessidades futuras da sua família. Todos sabemos que estamos constantemente a crescer e evoluir e que as nossas necessidades vão mudando. Quando se optar por construir casas personalizadas pretende-se que estas durem várias décadas, por isso é importante ter em conta a evolução previsível das necessidades da família.

A opção de utilizar espaços polivalentes, que mais tarde possam ser adaptados a outra necessidade, é uma excelente forma de conseguir fazer com que as casas personalizadas sejam perfeitas para si e para a sua família por muito tempo.

As casas de madeira apresentam estruturas flexíveis, que podem ser adaptadas ou até aumentadas com facilidade. Assim, ao optar por uma casa de madeira personalizada está a garantir que esta poderá ser usada por toda a família e que conseguirá responder às mudanças que vão surgindo.

3. Escolha dos materiais para as casas personalizadas de madeira

As casas de madeira personalizadas podem ser construídas com base em vários tipos de madeira, com ou sem isolamento adicional e muitas outras características que vão fazer com que o resultado da casa seja mais adequado ao seu projeto.

Não hesite em ouvir a opinião de especialistas, que podem ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua casa de sonho, por forma aliar os seus desejos às melhores opções de construção disponíveis.

A madeira é um isolante térmico e acústico por excelência, mas se pretender usar a casa todo o ano é aconselhável que opte por um isolamento adicional e também pela implementação de sistemas de aquecimento do interior da casa, como por exemplo uma lareira.

4. Exterior das casas personalizadas de madeira

O exterior das casas personalizadas é tão importante como o seu interior, afinal de contas quem que ter uma casa de sonho com um exterior inestético?

Por esse motivo, a fachada das casas personalizadas e até a zona exterior da casa (caso exista) não deve ser esquecida.

As casas de madeira com fachadas pintadas tendem a durar muito mais tempo. Pode optar por fazer a sua pintura da cor que desejar e até combinar cores. Recomenda-se o uso de cores opacas e a sua inspeção e renovação sempre que necessário.

Em relação ao espaço exterior, pretende-se criar um ambiente agradável e relaxante para que a família possa desfrutar de momentos de diversão no exterior. Recomendamos que opte por usar mobiliário confortável e resistente às condições climatéricas.

A opção de prolongar a casa com o recurso a um alpendre fará com que possa desfrutar do espaço exterior até naqueles dias em que o tempo está menos agradável.

Casas personalizadas: a concretização do seu sonho

Assim, é fácil perceber que recorrer a casas personalizadas de madeira é uma excelente forma de conseguir aliar aquilo que imagina a um projeto real, e que ainda tem a vantagem de poder ser adaptado a necessidades futuras de forma simples.

Não hesite mais, procure por casas personalizadas de madeira e deixe-se maravilhar por este mundo de opções.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS