Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 26/Mai/2022 às 20:33 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Campanha de Bolsonaro vai usar falas de Ciro Gomes contra Lula

Publicado em 26 Mai, 2022 às 20h33

Para minar voto útil contra Lula, campanha de Bolsonaro decide usar ataques de Ciro Gomes ao ex-presidente. Bolsonaristas afirmam que a prioridade é evitar que a eleição seja decidida no 1º turno

bolsonaro ciro gomes
Bolsonaro e Ciro no debate da Band em 2018 (Paulo Whitaker, Reuters)

O que já era visto nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e Telegram vai se tornar estratégia de campanha. Os ataques do presidenciável Ciro Gomes (PDT) a Lula serão usados pelo núcleo bolsonarista com o intuito de impedir que a eleição seja definida no primeiro turno. Nesta quinta-feira (26), a nova pesquisa Datafolha mostrou que Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro na corrida eleitoral.

Um sinal de que a estratégia bolsonarista entrou em campo são postagens feitas por aliados do presidente, como a da deputada Bia Kicis (União-DF) e do delegado Alexandre Ramagem, replicando vídeo em que Ciro diz que Lula não foi inocentado, mas teve o processo anulado no STF.

Aliados de Ciro alegam que foram pegos de surpresa com a estratégia da campanha bolsonarista. O presidente do PDT, Carlos Lupi, diz que os bolsonaristas deveriam mostrar também os vídeos em que Ciro chama o presidente de “bandido, ignorante, belzebu”. “Nosso papel é mostrar a nossa diferença dos dois lados. Temos profundas diferenças com Bolsonaro e algumas diferenças com Lula, senão estávamos todos no mesmo palanque”, afirma.

Em entrevista à CBN nesta quinta-feira (26), Ciro Gomes voltou a criticar Lula e disse que cerca de 10% a 15% do eleitorado brasileiro se identifica com Bolsonaro porque é ‘nazista’ e ‘anticiência’.

“Primeiro, o Brasil tem aí 10%, 12%, 15% de eleitores que se identificam com o Bolsonaro. São nazistas, fascistas, são anticiência, são homofóbicos, acreditam na terra plana, exploram a religiosidade popular, exploram os temas da moral popular que o PT e esse identitarismo estúpido acabam aperfeiçoando. Isso são 10%, 12% que explicam, por exemplo, porque o Tarcísio, que é um cara do Rio de Janeiro, que não conhece São Paulo, chega aqui e só porque é candidato do Bolsonaro já está rivalizando com os primeiros”, disse o pré-candidato pelo PDT.

O outro argumento de Ciro é que um grupo vota em Bolsonaro e nos aliados do presidente por conta da rejeição ao Partido dos Trabalhadores (PT).

“A outra banda de eleitores do Bolsonaro, a minha hipótese é que as pessoas estão dizendo que votam no Bolsonaro porque não querem o Lula e o PT de volta. Eu tenho elementos científicos de pesquisas feitas, não para antecipar ou fazer propaganda, mas para gente ir entendendo os movimentos de opinião. Quase um terço do eleitorado do Bolsonaro diz que vota no Bolsonaro porque não quer o Lula e o PT de volta, apesar de estar muito frustrado”.

Recomendações

COMENTÁRIOS