Redação Pragmatismo
Racismo não 21/Mai/2022 às 10:18 COMENTÁRIOS
Racismo não

Atirador que massacrou negros poupou homem branco e ainda pediu desculpas

Publicado em 21 Mai, 2022 às 10h18

Vídeo registrado pelo próprio atirador racista mostra que ele poupou a vida de um homem branco e ainda pediu desculpas por quase disparar contra ele. Em seguida, ele continua a matança de pessoas negras no supermercado. Radicalizado na web, o atirador se define como "fascista" e chega a citar o Brasil em seu manifesto

Payton Gendron
Payton Gendron (AP Photo/Matt Rourke)

Payton Gendron, o racista de 18 anos que matou 11 pessoas negras em Buffalo, Nova York, se radicalizou por conta própria em redes relacionadas à supremacia branca e à teoria da “grande substituição”, ideologias de extrema-direita que avançam nos Estados Unidos e no mundo. “Este indivíduo chegou com o objetivo de matar a maior quantidade de negros possível”, resumiu Byron Brown, prefeito da cidade do norte do estado de Nova York.

Gendron dirigiu seu carro até o supermercado e, ao sair do veículo, já disparou contra quatro pessoas que estavam fora do estabelecimento comercial. Ao entrar no local, continuou sua chacina.

Um guarda que estava dentro do supermercado chegou a atirar no jovem racista, mas as balas não conseguiram sequer machucar o atirador, que trajava coletes e capacete utilizados pelas Forças Armadas americanas. O racista matou o guarda em seguida com uma rajada de fuzil Colt AR-15.

Na transmissão ao vivo feita pelo próprio Payton Gendron é possível ver o momento em que ele poupa a vida de um homem branco deitado no chão. Gendron aponta o fuzil para o homem, que desesperadamente grita: “Não!”. Ao perceber que quase disparou contra uma pessoa branca, Gendron pede desculpas e continua sua ‘caçada’ contra vítimas negras.

A ação mortal do jovem branco de 18 anos foi meticulosamente preparada: no dia anterior ele fez uma exploração no supermercado Tops onde ocorreu o tiroteio, e seu manifesto descreve, minuto a minuto, seu ataque, equipado como um soldado da cabeça aos pés, além de uma câmera para transmitir sua ação ao vivo na plataforma virtual Twitch.

o cano de seu fuzil de assalto comprado legalmente estava escrito uma palavra ofensiva, racista e tabu na América para negros e o número “14”, uma referência a um slogan de grupos supremacistas brancos.

Manifesto cita o Brasil

Na página 160 do manifesto que Gendron publicou antes de realizar o massacre, o atirador questiona o conceito de “diversidade”. “Por que dizem que diversidade é a nossa maior força? Alguém pergunta o porquê?”, escreve. Continua o texto dizendo que “nações diversas” ao redor do mundo são palco de intermináveis conflitos sociais, políticos, religiosos e étnicos.

É quando cita o Brasil como exemplo. “O Brasil, com toda sua diversidade racial, é completamente fragmentado como nação, onde pessoas não conseguem se dar bem, se separam e se segregam sempre que possível”, diz.

Sobre os Estados Unidos, afirma que são “um dos países mais diversos do mundo”, mas as pessoas estão “a um palmo” de se destruírem.

No texto, Gendron diz ainda que a população branca está diminuindo no mundo. Defende uma taxa de natalidade de 2 filhos por mulher para “manter a população”. Em seguida, afirma que o único país branco a conseguir essa marca é a Argentina.

Momento em que o atirador poupa a vida de homem branco

Terrorismo doméstico

Em setembro de 2021, o FBI mencionou cerca 2.700 investigações por atos de terrorismo doméstico, o dobro de quase um ano e meio atrás. O FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos destacaram equipes especiais para este tema.

Entre os principais atos, extremistas de direita atacaram uma igreja frequentada por negros em Charleston (9 mortos em 2015), uma discoteca gay em Orlando, Flórida (49 mortos em 2016), uma sinagoga em Pittsburgh (11 mortos em 2018), um supermercado frequentado por latinos em El Paso, Texas (23 mortos em 2019).

Recomendações

COMENTÁRIOS