Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 07/Abr/2022 às 18:53 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Haddad lidera em SP e Freixo assume a dianteira no Rio

Publicado em 07 Abr, 2022 às 18h53

No cenário em que Márcio França (PSB) não é incluído na disputa, Fernando Haddad (PT) seria eleito governador de SP no primeiro turno. No Rio de Janeiro, Freixo lidera com 22% e o bolsonarista Castro soma 18%

haddad freixo
Haddad e Freixo (Imagens: Ricardo Stuckert e Valter Campanato)

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera todos os cenários na disputa pelo governo de São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (7), Haddad tem 29% com a presença do ex-governador Márcio França (PSB) na disputa, que tem 20%.

Na simulação sem França na disputa, as intenções de voto em Haddad chegam a 35%. Assim, o petista superando com folga o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), ambos com 11%. O primeiro é apoiado por Bolsonaro e o segundo, pelo ex-governador João Doria.

Por essa sondagem sem Márcio França, a soma dos adversários listados chega a 30% e desse modo o petista poderia vencer no primeiro turno.

Com França na disputa, os adversários somam 42%. Nesse caso, Tarcísio teria 10% e Rodrigo Garcia 6%. Essa opção traz ainda o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) e o deputado federal Vinicius Poit (Novo) com 2% cada um, e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) e o metroviário Altino Junior (PSTU), com 1%.

Esta é a primeira pesquisa Datafolha no estado sem Guilherme Boulos na lista. O pré-candidato do Psol abriu mão da disputa para apoiar Haddad e puxar votos para sua legenda na eleição para a Câmara dos Deputados.

Fernando Haddad (PT): 29%
Márcio França (PSB): 20%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 10%
Rodrigo Garcia (PSDB): 6%
Vinicius Poit (Novo): 2%
Abraham Weintraub: 1%
Altino Junior (PSTU) 1%
Brancos/nulos/nenhum: 23%
Não sabem/não responderam: 7%

A pesquisa ouviu 1.806 pessoas com 16 anos ou mais entre 5 e 6 de abril e tem margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-03189/2022.

RIO DE JANEIRO

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera com 22% a pesquisa Datafolha para eleição de governador do Rio de Janeiro. O levantamento, divulgado nesta quinta (7), traz o atual governador, Cláudio Castro (PL) em segundo lugar, com 18% das intenções de voto. Freixo é apoiado pelo ex-presidente Lula e Castro é candidato de Bolsonaro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que os coloca em situação de empate técnico.

Atrás de Freixo e Castro vêm o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), com 4%, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD), com 3%, e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%.

Cenário 1
Marcelo Freixo (PSB): 22%
Cláudio Castro (PL): 18%
Rodrigo Neves (PDT): 7%
Eduardo Serra (PCB): 5%
Cyro Garcia (PSTU): 4%
Felipe Santa Cruz (PSD): 3%
Paulo Ganime (Novo): 2%

Cenário 2
Marcelo Freixo (PSB): 18%
Cláudio Castro (PL): 14%
Anthony Garotinho (União Brasil): 7%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Eduardo Serra (PSB): 4%
General Santos Cruz (Podemos): 4%
Cyro Garcia (PSTU): 3%
André Ceciliano (PT): 2%
Felipe Santa Cruz (PSD): 2%
Paulo Ganime (Novo): 1%

O Datafolha pesquisou também cenário com mais três candidatos na disputa: o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil), que tem 7%, o general Santos Cruz (Podemos, com 4%), e o petista André Ceciliano (2%). Nessa simulação, a pontuação de Freixo vai a 18% e a de Castro, a 14%.

Recomendações

COMENTÁRIOS