Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 21/Mar/2022 às 22:47 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Zelensky recusa rendição de Mariupol e diz que "pode haver Terceira Guerra Mundial"

Publicado em 21 Mar, 2022 às 22h47

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky recusou a rendição de Mariupol e alertou sobre a possibilidade de "uma terceira guerra mundial" se as negociações falharem

Zelensky recusa rendição Mariupol haver Terceira Guerra Mundial
Volodymyr Olexandrovytch Zelensky (Imagem: AP)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (20) que está preparado para negociar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas alertou para a possibilidade de “uma terceira guerra mundial” acontecer se a tentativa de negociação entre os dois países falhar.

“Estou pronto para negociar com ele. Eu estava pronto nos últimos dois anos. E acho que sem negociações não podemos acabar com esta guerra”, disse Zelensky em entrevista exclusiva à CNN Internacional.

Segundo o presidente ucraniano, caso haja “1% de chance” de acabar com o conflito, é necessário aproveitá-lo.

“As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar. E podemos demonstrar que a dignidade de nosso povo e nosso exército que somos capazes de desferir um golpe poderoso, somos capazes de contra-atacar. Mas, infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas. Então, eu acho que a gente tem que usar qualquer forma, qualquer chance para ter possibilidade de negociação, possibilidade de falar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria que esta é uma terceira guerra mundial”, continuou Zelensky.

No entanto, as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia não tiveram nenhum avanço significativo, disse o Kremlin nesta segunda-feira (21), o 25º dia do conflito. Moscou acusa o outro lado de criar obstáculos ao diálogo ao fazer propostas inaceitáveis. Kiev, por sua vez, diz que segue disposta a negociar, mas não a se render ou a aceitar ultimatos dos russos.

Dmitri Peskov, o porta-voz do Kremlin, disse a jornalistas nesta segunda que um progresso substancial no acordo entre os dois países é uma condição para que os presidentes reúnam-se para negociar um possível fim do conflito.

“Para falarmos de uma reunião entre os dois presidentes, é preciso fazer o dever de casa. As conversas precisam ser realizadas e seus resultados, acordados”, disse Peskov. “Não houve nenhum progresso significativo até agora”.

O porta-voz também reiterou seus argumentos de que a Rússia está mostrando mais disposição do que a Ucrânia a favor do diálogo e pediu à comunidade internacional que use sua influência sobre Kiev para torná-la mais construtiva nas negociações.

Mais cedo, porém, militares russos ordenaram que os ucranianos em Mariupol se rendessem, dizendo que aqueles que o fizessem teriam permissão para sair por corredores humanitários. A localização da cidade é estratégica para os interesses de Moscou, uma vez que, se tomada, poderia se tornar uma ponte entre a Crimeia -anexada pela Rússia em 2014- e os territórios separatistas no leste da Ucrânia.

“É claro que rejeitamos essas propostas”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, acrescentando que a situação de Mariupol é “muito difícil”. A cidade portuária, que tinha pouco mais de 400 mil habitantes antes da guerra, está sob cerco e bombardeios, além de sem fornecimento de comida, energia elétrica, água potável e medicamentos.

Segundo Vereshchuk, chegou-se a um acordo com a Rússia para a criação de oito corredores humanitários para a retirada de civis de cidades sitiadas, mas Mariupol não foi incluída nos planos.

Embora a ofensiva russa não tenha tomado grandes cidades ucranianas nem a capital, Kiev, os disparos de bombas e mísseis seguem causando devastação em áreas residenciais. A Rússia nega que esteja fazendo civis de alvos.

Em Podil, distrito de Kiev, um bombardeio russo matou ao menos oito pessoas na noite de domingo (20), segundo o procurador-geral da Ucrânia, Vitali Klitschko. Em seu canal no Telegram, ele disse que equipes de resgate estavam apagando um grande incêndio em um shopping atingido pelos ataques. Agências de notícias não conseguiram verificar as acusações de maneira independente.

O Ministério da Defesa da Rússia não se pronunciou sobre o suposto ataque a Podil, mas disse que sua Força Aérea atingiu com mísseis de cruzeiro uma instalação militar do Exército da Ucrânia em Rivne, nos arredores de Kiev.

Líderes da União Europeia também iniciaram, nesta segunda, conversas sobre uma possível quinta rodada de duras sanções contra a Rússia. Enquanto o ministro das Finanças francês disse que o presidente Emmanuel Macron não descarta a opção de parar de importar gás e petróleo russos, o premiê da Holanda, Mark Rutte, destacou que Putin precisa ser parado mas que os países da UE ainda são amplamente dependentes da Rússia para seu fornecimento de energia e não podem simplesmente se “desligar”.

Com Folhapress e Yahoo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS