Redação Pragmatismo
Racismo não 07/Mar/2022 às 14:22 COMENTÁRIOS
Racismo não

VÍDEO: Turista de SP é preso na Bahia após chamar homem de 'macaco'

Publicado em 07 Mar, 2022 às 14h22

Insultos racistas: Turista de SP é preso em flagrante após chamar homem negro de 'macaco'. Incidente aconteceu em Porto Seguro, no Sul da Bahia

VÍDEO Turista SP preso Bahia chamar homem macaco
(Imagem: reprodução)

Um turista de São Paulo foi preso em flagrante por injúria racial, desacato e resistência após chamar um homem de “macaco” em um restaurante em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (3), no Varanda Mucugê.

Um homem de 50 anos foi preso em flagrante dentro de um restaurante no distrito turístico de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, cidade ao sul da Bahia, após chamar de “macaco” um homem negro que estava no estabelecimento. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (3).

Neste sábado (5), a Polícia Civil informou que após o homem branco, de 50 anos, chamar um homem negro que estava no estabelecimento de “macaco”, a Polícia Militar foi chamada. Enquanto os militares tentaram fazer uma abordagem, ele também desrespeitou verbalmente os agentes que o conduziram à delegacia.

O nome dele não foi divulgado. A polícia não informou se a vítima registrou boletim de ocorrência contra o acusado.

Na filmagem feita por um dos clientes do restaurante mostra o momento em que dois PMs tentam convencer o turista a acompanhá-los e é possível ouvir um coro de pessoas chamando o turista de racista.

Eu estou dentro do meu direito. Você não tem flagrante pra me levar pra delegacia“, retruca ele, que permanece sentado à mesa e usa o celular para filmar a abordagem.

Ao desobedecer à voz de prisão, o homem acaba dominado por um dos militares, que lhe aplica um mata-leão e o faz ficar de pé. Em seguida, ele é algemado e colocado dentro da viatura policial. Enquanto é levado ao veículo, o suspeito deixa o local ainda sob gritos de “racista”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UOL (@uoloficial)

Ele foi levado para a Delegacia de Porto Seguro, onde o caso foi registrado como flagrante de injúria racial e desacato. Ele prestou depoimento, mas acabou liberado após pagamento de fiança de R$ 5 mil. Ainda não há detalhes sobre a vítima dos insultos raciais.

Atualmente, o artigo 140 do Código Penal prevê prisão de um a três anos e multa “se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência“.

Em nota, a assessoria da Polícia Militar diz que agentes da 3ª Companhia Arraial d’Ajuda foram acionados para atender ocorrência de agressão sem lesão corporal na Estrada do Mucugê, endereço do estabelecimento onde o caso aconteceu.

No local, os policiais identificaram dois indivíduos acusados de entrar em vias de fato, sendo que um deles teria supostamente praticado o crime de injúria racial“, informa.

De acordo com a corporação, convidado para acompanhar os agentes até a 1ª DT (Delegacia Territorial) de Porto Seguro, um dos envolvidos se mostrou resistente e passou a proferir palavras desrespeitosas e agressivas contra os policiais. Diante da negativa, prossegue a nota, ele precisou ser imobilizado e conduzido à unidade policial.

Restaurante diz não ter envolvimento com o caso

Por meio de uma breve nota, o restaurante Varanda Mucugê repudiou o ataque de cunho racista, mas diz não ter qualquer tipo de envolvimento com o caso.

Repudiamos qualquer tipo de preconceito e discriminação, e não compactuamos com os atos ou atitudes tomadas pelo cidadão envolvido no lamentável ocorrido em questão“, afirma o estabelecimento.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS