Redação Pragmatismo
Cinema 28/Mar/2022 às 15:39 COMENTÁRIOS
Cinema

Entenda a condição de saúde de Jada Pinkett que motivou agressão de Will Smith no Oscar

Publicado em 28 Mar, 2022 às 15h39

Diversos artistas se manifestaram sobre a agressão de Will Smith a Chris Rock no Oscar 2022. O comediante informou que não irá formalizar uma denúncia contra o ator. Doença autoimune de Jada Pinkett acomete 0,2% da população brasileira

will smith chris rock

Na premiação do Oscar 2022 na noite deste domingo (27), o momento mais marcante foi a agressão física de Will Smith ao comediante e apresentador Chris Rock.

Chris Rock subiu ao palco do Oscar para apresentar a categoria de melhor documentário. O humorista brincou com vários convidados, e o clima estava descontraído. Ele, então, mirou em Jada Pinkett Smith, esposa de Will, para fazer a piada sobre sua cabeça raspada.

“Jada, eu amo você. ‘G.I. Jane 2, mal posso esperar para ver'”, disse. No momento da piada, Jada fecha o semblante em desaprovação. A plateia também parece que reage.

No filme “G.I. Jane”, chamado no Brasil de “Até o limite da honra”, de 1997, a protagonista é vivida por Demi Moore, que tem a cabeça raspada. Jada, no entanto, tem alopecia.

Após a piada, Will Smith subiu ao palco e desferiu um golpe no rosto de Chris Rock. A plateia ri e Smith volta para seu lugar, ao lado de Jada. Ao sentar, o ator grita para o comediante parar de falar de sua mulher. “Tire o nome da minha mulher da p**** da sua boca.”

Rock ainda tenta acalmar Smith, que neste momento fica ainda mais nervoso. “Foi apenas uma piada sobre G.I. Jane”, justifica Rock. O ator volta a gritar para que ele pare de falar o nome da sua mulher.

A plateia fica em silêncio e Rock concorda: “eu vou, ok?”, disse constrangido. “Esta foi a melhor noite da história da televisão”, completou ao se recompor para continuar com o anúncio da categoria.

Curiosamente, minutos depois, Will Smith voltaria a subir no palco para receber o Oscar de melhor ator pela atuação em “King Richard: criando campeãs”. Foi o primeiro Oscar da história carreira do artista.

Alopecia

A alopecia é uma doença autoimune que provoca queda de cabelos e acontece por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas. Existem dois tipos diferentes: a alopecia areata e a alopecia androgenética.

No caso de Jada, ela está enfrentando o primeiro tipo, causado por uma doença autoimune. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 0,2% da população mundial sofre com essa condição.

Em mulheres, a perda dos fios ocorre na região central da cabeça. Além disso, o grau da alopecia pode variar de acordo com a pessoa, causando até a eliminação dos pelos de todo o corpo.

A perda capilar em pessoas com algum tipo de alopecia pode ser intensificada por fatores emocionais, como estresse intenso. Mas a queda capilar não se restringe à alopecia. Especialistas apontam que a situação pode ocorrer por motivos específicos como o uso exagerado de processos químicos no cabelo, dietas, consumo de determinados medicamentos e doenças que afetam outras áreas do corpo, como o hipotireoidismo.

Chris Rock não vai denunciar Smith

Chris Rock não vai denunciar Will Smith após o ator agredi-lo durante a transmissão ao vivo do Oscar 2022. A informação é oficial do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD, na sigla original), que confirmou a recusa do comediante em registrar um boletim de ocorrência contra o colega de profissão.

“As entidades investigativas do LAPD estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o Oscar. O incidente envolveu um indivíduo batendo em outro. O indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a LAPD estará disponível para concluir um relatório investigativo”, diz o comunicado oficial enviado à revista Variety.

Jada Pinkett

Jada Pinkett começou a falar sobre a doença em 2018 nas redes sociais, ao contar que se espantou quando, no banho, percebeu que estava perdendo muito cabelo.

Ela compartilhou a experiência no próprio programa. “Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas um punhado de cabelo em minhas mãos e eu estava tipo, ‘Oh meu Deus, eu estou ficando careca?”, disse.

Ela chegou a tentar esconder a doença usando turbantes, mas decidiu abrir o problema para o público. Segundo ela, seria um mal menor em comparação a outras coisas que poderiam acontecer. “O ‘poder superior’ tira tanto das pessoas. As pessoas têm câncer, com filhos doentes. Eu assisto todos os dias o ‘poder superior’ tomar as coisas todos os dias”, disse. “Se o ‘poder superior’ quer tirar seu cabelo. É cabelo? Quando eu olhei dessa perspectiva, me acalmou”.

“Ciúme doentio” de Tupac

No final de 2021, Will Smith revelou em entrevista ao jornal Daily Mirror que sentia ‘ciúmes doentio’ da relação de Jada Pinkett com o falecido ativista, ator e músico Tupac Shakur. Os detalhes também estão descritos na biografia ‘Will’.

Smith diz que se sentia “torturado” pela conexão entre Jada e Tupac. Ele atribuiu seus sentimentos à sua própria insegurança. “Apesar deles [Jada e Tupac] nunca terem namorado, o amor recíproco deles era lendário, eles fariam qualquer coisa um pelo outro”, escreveu Will Smith em seu livro. “No começo do nosso relacionamento a minha mente se torturava por essa conexão. Ele era o ‘PAC!’ e eu era apenas eu”.

Sobre Tupac, Smith descreve que o músico “tinha uma paixão destemida que era intoxicante, um militante moral e um combatente capaz de morrer por aquilo que ele acreditava ser correto”.

Will Smith comparou seu desconforto na presença de Tupac à forma como ele se sentia quando seu irmão mais novo, Harry, encarava o pai abusivo dos dois. “Tupac era como o Harry, ele despertava a minha percepção de que eu era uma pessoa covarde. Eu odiava o fato de eu não ser o que Tupac representava no mundo e sofria com um ciúme doentio: eu queria a Jada olhando para mim daquela forma”.

Smith encerrou o trecho sobre o ativista dizendo: “Eu estive no mesmo ambiente que o Tupac em diversas ocasiões, mas nunca falei com o ele. A forma como a Jada amava o Pac me fazia incapaz de me tornar amigo dele. Eu era imaturo demais”.

Tupac Shakur morreu em 1996, aos 25 anos, após ser baleado em um ataque contra sua vida em Las Vegas. Will Smith e Jada se casaram em 1997 e juntos têm dois filhos, Jaden e Willow. A atriz esteve em filmes como “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions” e na série de TV “Gotham”.

Recomendações

COMENTÁRIOS