Redação Pragmatismo
Mundo 16/Mar/2022 às 10:39 COMENTÁRIOS
Mundo

Brasileiros na Ucrânia rebatem Arthur do Val: "Não nos ajudou em nada!"

Publicado em 16 Mar, 2022 às 10h39

Arthur do Val tentou mais uma vez amenizar a sua imagem após as consequências dos áudios repugnantes e disse ter ajudado jogadores brasileiros que vivem na Ucrânia. A versão é contestada pelos atletas: "Ele gravou um vídeo conosco, desligou a câmera e foi embora. Foram 20 minutos de vídeo e 10 montando os equipamentos e nada mais"

arthur do val jogadores brasileiros
Arthur do Val, Renan Santos e os jogadores de futebol brasileiros que fugiram da Ucrânia e foram abrigados na Eslováquia

Brasileiros que vivem na Ucrânia desmentiram o deputado estadual Arthur do Val, do MBL, e informaram que não foram ajudados pelo parlamentar. Em recente entrevista à TV Record, o político tentou mais uma vez amenizar a sua imagem após os áudios repugnantes vazados e disse ter ajudado jogadores brasileiros no leste europeu.

“Ele [Arthur] foi no apartamento onde estávamos abrigados na Eslováquia, gravou um vídeo conosco, desligou a câmera e foi embora, foram 20 minutos de vídeo e 10 montando os equipamentos e nada mais”, rebateu o jogador de futebol Victor Adame, de 22 anos.

O caso dos cinco jogadores brasileiros do clube de futebol ucraniano Vovchansk repercutiu internacionalmente. A maioria deles tinha chegado há poucos dias no país e antes de realizarem o sonho de viver do futebol, tiveram que fugir e voltar ao Brasil.

A história de Victor Adame, Luan Martins, Joanderson Normandes, Gabriel Patreze e Wendell Ramos foi explorada pelo deputado Arthur do Val em seus perfis nas redes sociais. “Fizemos entrevistas, ajudamos a cinco brasileiros, jogadores, a encontrarem o caminho para casa”, disse o parlamentar.

Victor Adame reafirma que Arthur “não ajudou em nada” e a versão é confirmada por João Paulo Araújo, economista brasileiro que mora na Eslováquia — país que faz fronteira com a Ucrânia — e hospedou os cinco futebolistas em sua casa.

João Paulo conta que teve o primeiro contato direto com os jogadores quando estavam embarcando no trem que os levou de Kharkiv a Lviv. Ele também entrou em contato com a Embaixada do Brasil na Eslováquia e com consulados brasileiros no país, que providenciaram o carro que os levou da fronteira à casa de João.

Enquanto os rapazes estavam na Eslováquia, aguardando para voltar ao Brasil, João foi procurado pelo MBL, que o encontrou por meio de outro brasileiro que mora na região. Eles pediram para fazer uma entrevista com os jogadores, que foi posteriormente divulgada no canal de Arthur do Val no Youtube.

Na própria entrevista publicada por Arthur do Val, os jogadores narram como foi sua saída da Ucrânia. Eles tiveram que atravessar o país de trem, inicialmente em uma viagem da Kharkiv, no leste da Ucrânia, onde viviam, a Lviv, no oeste. De lá, pegaram outro trem para a fronteira.

A mudança dos jogadores do Brasil para a Ucrânia foi paga pelo clube para o qual jogavam. O Vovchansk também arcava com as despesas de moradia e alimentação e, de acordo com Victor, prestaram todo o suporte para que eles pudessem sair da Ucrânia, comprando a passagem de trem e também disponibilizando um representante para auxiliá-los.

Victor diz que ele e os colegas jogadores são gratos à ajuda de João Paulo Araújo e sua mulher, Gisele, que vivem na Eslováquia há pouco mais de três anos. João ficou sabendo através de um amigo que os atletas brasileiros estavam na Ucrânia e se colocou à disposição para recebê-los e ajudar na saída da Ucrânia e na volta ao Brasil.

O MBL divulgou, durante a viagem de Arthur e Renan, ter arrecadado mais de R$ 200 mil via financiamento coletivo. O movimento justifica, porém, que ajudar os jogadores brasileiros com parte do dinheiro seria um desvio de finalidade, uma vez que os recursos “foram arrecadados com outros objetivos, como o de comprar kits médicos, alimentos e fraldas”.

Recomendações

COMENTÁRIOS