Redação Pragmatismo
Cinema 21/Mar/2022 às 14:31 COMENTÁRIOS
Cinema

Alain Delon está decidido a acabar com a própria vida, diz filho do ator

Publicado em 21 Mar, 2022 às 14h31

Alain Delon pede para morrer por suicídio assistido: "Envelhecer é uma merda". Ator mora na Suíça, onde o procedimento é permitido, e pediu para que o filho organize todo o processo. No Brasil, tanto a eutanásia como o suicídio assistido são considerados crimes

Alain Delon
Alain Delon

Ícone do cinema internacional, conhecido por clássicos como “O Leopardo” (1963), “O Samurai” (1967) e “A Marca do Zorro” (1975), Alain Delon está pronto para morrer, segundo o filho do ator francês, Anthony Delon. Ele declarou que o pai, que sofreu um duplo AVC em 2019, decidiu acabar com a própria vida, aos 86 anos, por meio de suicídio assistido.

Em entrevista à revista francesa Le Point, Anthony contou que Alain, que mora na Suíça, onde o procedimento é permitido, pediu para que o filho organizasse o processo para terminar a sua vida. Em declarações passadas, o ator já havia dito ser a favor do suicídio assistido e que não se oporia a usar do método, caso necessário.

“Sou a favor. Primeiro porque moro na Suíça, onde o suicídio assistido é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer”, declarou a um canal de televisão francês.

Terminar a vida por meio da o suicídio assistido também era um desejo da esposa de Alain, a atriz Nathalie Delon, que faleceu aos 79 anos, em janeiro de 2021, de um câncer no pâncreas.

“A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto”, acrescentou. “Envelhecer é uma merda! Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levante e, caramba, seu tornozelo dói.”

Diferença entre suicídio assistido e eutanásia

O suicídio assistido é permitido na Suíça desde 1942, desde que os motivos não sejam egoístas. Esse tipo de procedimento é diferente da eutanásia, que não é autorizada no país. A principal diferença entre as técnincas é quem realiza o ato final.

Na eutanásia, outro indivíduo realiza a ação para acabar com a vida de alguém e assim parar seu sofrimento, mesmo que a pedido do paciente. No suicídio assistido, uma outra pessoa apenas auxilia alguém a tirar a própria vida. Nesse caso, o ato de ingerir ou administrar o medicamento letal é realizado pelo paciente.

No Brasil, os dois atos são considerados crime. Mas há diversos países em que auxiliar uma pessoa a morrer por meio de um desses procedimentos é permitido. Na Holanda, a eutanásia e o suicídio assistido são permitidos, desde que o paciente esteja passando por um sofrimento insuportável e não haja perspectiva de melhora. Na Bélgica, em Luxemburgo, no Canadá e na Espanha também, mas há regras específicas em cada um deles.

Ja na Suíça, apenas o suicídio assistido é autorizado. Aqueles que ajudam a pessoa a morrer não precisam ser médicos, mas o motivo do auxílio tem que ser altruísta. De acordo com a lei suíça, não é preciso ter uma doença terminal para solicitar a chamada morte voluntária assistida. No entanto, é preciso ter a mente sã e ter expressado um desejo consistente de encerrar sua vida.

Como a pessoa deve realizar o ato final, isso significa que embora alguém forneça o medicamento, por exemplo, é o paciente que deve colocá-lo na própria boca e ingerí-lo. Mas, na maioria dos casos, a medicamento é administrada por transfusão intravenosa. Nesse caso, mesmo que seja um profissionais de saúde a inserir a cânula no braço da pessoa e preparar a substância, é a própria pessoa que deve ativar o início da administração.

Recomendações

COMENTÁRIOS