Redação Pragmatismo
Povos indígenas 01/Fev/2022 às 15:13 COMENTÁRIOS
Povos indígenas

Suicídios da população Avá-Guarani disparam com perda de território, racismo e pobreza

Publicado em 01 Fev, 2022 às 15h13

Perda de território, pobreza e racismo estão entre causas do aumento de suicídios entre indígenas Avá-Guarani, diz Procuradoria. Em poucos meses, ocorreram onze suicídios e 18 tentativas, a maioria das vítimas jovens de até 20 anos de idade

Suicídios população Avá-Guarani disparam perdaterritório racismo pobreza
Imagem: CIMI

Perda do território e de áreas para o plantio, racismo, pobreza, vulnerabilidade social e a falta de assistência social nas áreas de saúde e educação. Estas são as principais causas apontadas pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado do Paraná (MPF e MPPR) para o aumento de suicídios dos indígenas Avá-Guarani.

Foram 18 tentativas de suicídio e 11 óbitos, a maioria envolve jovens de até 20 anos, revela dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), registrado de janeiro a junho de 2021. A Sesai também informou que há casos de automutilação entre estudantes das escolas.

Fique por dentro: Pastor evangélico é indiciado por escravizar jovens de aldeia indígena

O povo Avá-Guarani vive nos arredores do lago criado pela construção da usina hidrelétrica de Itaipu. Para encontrar alternativas que reduzam o problema, o MPF e o MPPR estão acompanhando um grupo de trabalho montado para criar um canal de comunicação com as lideranças e jovens indígenas.

No mês de dezembro, foi realizada uma reunião juntamente com órgãos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Sesai, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP/PR) e da Funai.

No encontro, uma liderança indígena denunciou a insuficiência no quadro de agentes de saúde para atender uma população que ultrapassa quatro mil pessoas. Além disso, também relatou o impacto da Covid-19 no cotidiano das aldeias, e a realidade na direção das escolas que afeta diretamente os jovens “das pessoas que trabalham nas escolas, principalmente as que adotaram o militarismo.” O ativista ainda mencionou a escassez de cestas básicas e o racismo não só ambiental que encaram diariamente.

Saiba mais:
Bolsonaro e Damares querem que pecuaristas e garimpeiros sejam considerados povos tradicionais
Indígena escapa de cova rasa após ser enterrado vivo no MS
Homem que queimou indígena vivo ganhou cargo de confiança no governo Bolsonaro

Em setembro de 2019, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a condenação da União, do estado do Paraná, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Itaipu Binacional por danos causados pela Usina Hidrelétrica (UHE) de Itaipu ao povo Avá-Guarani. As informações e documentos apresentados na reunião realizada em dezembro, segundo o MPF, foram reunidos pelos MPs para ser base de futuras providências em prol dos indígenas Avá-Guarani.

O Globo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS