Redação Pragmatismo
Mundo 24/Fev/2022 às 09:53 COMENTÁRIOS
Mundo

Rússia foi deixada sem opção, diz Putin sobre operações militares na Ucrânia

Publicado em 24 Fev, 2022 às 09h53

Declaração foi feita em encontro com empresários russos nesta quinta; EUA, Reino Unido e Austrália impuseram sanções contra a Rússia

Rússia deixada sem opção Putin operações militares Ucrânia
Imagem: reprodução

Opera Mundi

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em um encontro com empresários russos no início da noite desta quinta-feira (24) em Moscou que a Rússia foi deixada sem opção ao se referir às operações especiais militares realizadas na Ucrânia.

O que está acontecendo é uma medida forçada. Não nos deixaram chances para agir de outra forma. Criaram tais riscos na esfera de segurança que não era possível reagir com outros meios“, disse Putin.

De acordo com o mandatário, o país estava se preparando e analisando os riscos para esta situação e, segundo ele, as sanções econômicas impostas contra a Rússia não vão prejudicar o território.

Os parceiros econômicos da Rússia não devem expulsar o país do sistema financeiro internacional, mas de certeza, haverá restrições“, disse Putin, afirmando que os empresários devem procurar novos instrumentos econômicos junto ao governo do país para garantir investimentos e linhas de crédito.

O líder russo disse ainda que, apesar de não poder prever completamente os riscos geopolíticos, vai trabalhar para garantir boas condições econômicas e “mais liberdade” ao empresariado do país .

Na ocasião, o chefe da União Russa de Industriais e Empresários (RUIE, na sigla em inglês), Alexander Shokhin, disse que as empresas russas terão de trabalhar em condições difíceis.

Não apenas o Estado, a economia como um todo aprendeu a sobreviver à crise. Desde 2014, aprendi a me adaptar aos fenômenos de crise e, além disso, aprendi a resolver problemas de desenvolvimento“, afirmou Shokhin.

Para o líder da RUIE, será necessário implementar uma estratégia de substituição de importações e avaliar quais parceiros estão prontos para continuar a cooperação a depender da oportunidade e sucesso das ações do Kremlin.

Leia também: Pesquisa mostra que 22% acreditaram que Bolsonaro evitou guerra entre Rússia e Ucrânia

Ainda nesta quinta-feira (24), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, pediram que a Rússia fosse cortada do sistema de transações bancárias da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT, na sigla em inglês), com sede em Bruxelas. No entanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, já rejeitou esses pedidos anteriormente.

Na última segunda-feira (21), após o reconhecimento da independência das cidades separatistas da região de Donbass por parte do Kremlin, EUA, Reino Unido e Austrália impuseram um “primeiro conjunto” de sanções contra a economia russa atingindo diretamente bancos de desenvolvimento estatais e transações com a dívida soberana do país, bem como líderes do governo e figuras sociais.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS