Redação Pragmatismo
Religião 16/Fev/2022 às 11:41 COMENTÁRIOS
Religião

Padre tem milhares de batismos anulados por frase errada ao longo de 25 anos

Publicado em 16 Fev, 2022 às 11h41

Padre renunciou ao seu posto na Igreja Católica após descobrir que teve milhares de batismos anulados por usar frase errada durante o rito: "Ofereço minhas sinceras desculpas por usar a fórmula incorreta"

Padre milhares batismos anulados frase errada longo anos
Imagem: Andgellini | icatolica

Após descobrir que teve milhares de batismos anulados por usar frase errada durante o rito católico, o padre Andrés Arango no Arizona, nos Estados Unidos, renunciou ao seu posto na Igreja Católica de São Gregório em Phoenix.

O reverendo renunciou depois de oferecer suas desculpas “sinceras” por usar a “fórmula incorreta” durante cerimônias realizadas nos últimos 25 anos. De acordo com a Agência Católica de Notícias, o padre Arango serviu na Diocese de São Salvador, na Bahia, no fim da década de 1990. Ele também serviu na Califórnia (EUA).

O bispo de Phoenix, Thomas Olmsted, escreveu aos paroquianos e citou uma nota emitida pela vigilância litúrgica do Vaticano que invalida os batismos conferidos com as palavras “Nós vos batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo“.

Leia também: Padre expulsa menino autista durante cerimônia de batismo de sua irmã

Segundo o documento de 2020 da Congregação para a Doutrina da Fé esclareceu que a fórmula correta começa com “Eu“, em vez de “Nós“, relata a Agência Católica de Notícias.

O bispo Olmsted explicou que “o problema de usar ‘nós’ é que não é a comunidade que batiza uma pessoa, mas é Cristo, e sozinho, que preside a Ele todos os sacramentos, e então é Cristo Jesus quem batiza“, afirma.

Eu não acredito que Andrés tinha qualquer intenção de prejudicar os fiéis ou privá-los da graça do batismo e dos sacramentos. Em nome de nossa igreja local, também lamento sinceramente que esse erro tenha resultado na interrupção da vida sacramental de vários fiéis”, acrescentou a autoridade eclesiástica.

Saiba mais: Casal gay brasileiro que batizou três filhos recebe carta do papa Francisco

O bispo disse que se compromete a “trabalhar com diligência e rapidez para trazer a paz aos que foram afetados, e asseguro-lhe que eu e nossa equipe diocesana estamos comprometidos de todo o coração em ajudar aqueles que têm dúvidas sobre a recepção dos sacramentos”, finalizou.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS