Redação Pragmatismo
Direita 08/Fev/2022 às 14:48 COMENTÁRIOS
Direita

"Eu estava bêbado, peço desculpas e compreensão", afirma Monark

Publicado em 08 Fev, 2022 às 14h48

"Peço desculpas e compreensão. Estava bêbado e fui insensível". Enquanto patrocinadores anunciam rompimento de contrato e entidades divulgam notas de repúdio, Monark divulga vídeos para tentar justificar fala sobre nazismo. Youtuber disse querer conversar com pessoas da comunidade judaica para "aprender sobre toda a história"

monark desculpas bêbado

Enquanto alguns patrocinadores anunciam rompimento de contrato com o Flow Podcast, Monark foi às redes sociais para tentar justificar sua fala sobre nazismo. O youtuber pediu desculpas e afirmou que “estava bêbado”.

Monark afirmou que errou ao defender a existência de um partido nazista reconhecido pela lei no Brasil. “Queria pedir desculpas porque eu errei. Eu estava muito bêbado. Falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica e peço perdão. Mas peço também um pouco de compreensão: são quatro horas de conversa e eu estava bêbado”.

O apresentador disse ainda que foi insensível, pediu compreensão e convidou pessoas da comunidade judaica a ir ao seu programa conversarem com ele e explicarem mais “sobre toda a história” a ele.

No Twitter, entidades judaicas iniciaram uma campanha pela desmonetização do canal. O Instituto Brasil-Israel e o coletivo Judeus Pela Democracia cobram dos patrocinadores do programa a suspensão dos anúncios. “Ideologias que visam a eliminação de outros têm que ser proibidas. Racismo e perseguições a quaisquer identidades não são liberdade de expressão, afirmou o coletivo pelo Twitter.

“É sério que vocês vão continuar patrocinando quem diz que “tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei” e que “se o cara quiser ser um anti-judeu, eu acho que ele tinha direito de ser”?”, questiona o instituto.

A existência do partido nazista é proibida na Alemanha e a apologia e este regime é um crime tanto lá quanto cá. No Brasil, a Lei de Crimes Raciais prevê prisão de dois a cinco anos a quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

O comentário de como Monark foi feito no podcast desta segunda (7) em uma discussão com Tabata Amaral (PSB). O deputado Kim Kataguiri (Podemos) também participava do debate e defendeu Monark.

Tabata rebateu Monark e Kataguiri ao falar que a “liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”.

SAIBA MAIS:
VÍDEO: Monark comete crime ao vivo e defende existência de partido nazista no Brasil
Exclusivo: Patrocinadores encerram contrato com Flow após fala de Monark sobre nazismo

O Flow é um dos podcasts com maior audiência do Brasil e tem 3,6 milhões de inscritos só no YouTube. Ele foi criado por Monark e por Igor Coelho (Igor 3K). O podcast já perdeu patrocinadores e Monark foi muito criticado após questionar no Twitter se “ter opinião racista é crime” em 2021.

VÍDEOS:

Recomendações

COMENTÁRIOS