Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 23/Fev/2022 às 16:33 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

ACM Neto é favorito para vencer a eleição na Bahia, revela pesquisa

Publicado em 23 Fev, 2022 às 16h33

ACM Neto (União Brasil) lidera para governador da Bahia em todos os cenários, seguido por Jacques Wagner (PT). Na disputa pelo Senado, Rui Costa (PT) aparece com larga vantagem

acm neto jaques wagner
Foto: Elza Fiúsa/ Agência Brasil

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera em todos os cenários a disputa para governador da Bahia em 2022, revela pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (23).

No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, ACM tem 25% das intenções de voto, contra 12% do segundo colocado, o ex-governador Jacques Wagner (PT); 7% do terceiro colocado, Rui Costa (PT), que não pode concorrer novamente à reeleição; e 2% do quarto colocado, João Roma (Republicanos), atual ministro da Cidadania. Outros nomes somam juntos 3% dos votos. Brancos e nulos totalizam 13%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 38%.

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, ACM Neto tem 45% das intenções de voto; enquanto Jacques Wagner tem 30%; João Roma, 9%; e Bernadete Souza (Psol), 5%. Brancos e nulos somam 7% das intenções e 4% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário estimulado, que leva em conta os apoios na esfera federal, ACM Neto, tido como independente, tem 40% das intenções de voto. Jacques Wagner, que teria o apoio do pré-candidato e ex-presidente Lula (PT), 34%. João Roma, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), teria 12%. Bernadete Souza, com o apoio de Guilherme Boulos (Psol), 2%. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados. Cerca de 3% não souberam ou não responderam.

REJEIÇÃO

Na pesquisa que perguntou qual candidato o eleitor rejeita para o cargo de governador da Bahia, Jacques Wagner aparece com 41%, seguido por João Roma, com 37%. Em terceiro lugar, vem Bernadete Souza, que tem 35% de rejeição. Otto Alencar é o quarto mais rejeitado: 33%. O candidato listado com menor rejeição é ACM Neto, com 29%.

SENADO

Para o Senado, o Real Time Big Data simulou dois cenários: um com a presença de Rui Costa e um sem. Na pesquisa com a presença do nome de Rui Costa, ele tem larga vantagem: 46% do total de votos. O ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (União Brasil) aparece em segundo lugar, empatado com Otto Alencar — ambos com 8%. Em terceiro, vem o deputado estadual Hilton Coelho (Psol), com 3%. Em quarto lugar, com 2% das intenções de voto cada, aparecem os deputados federais Cacá Leão (PP) e Márcio Marinho (Republicanos). A médica Raissa Soares (PL) e o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) têm 1% cada. Brancos e nulos são 18%. Cerca de 11% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

A a pesquisa ouviu 1.200 eleitores do estado da Bahia entre 21 e 22 de fevereiro de 2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, como já mencionado, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Recomendações

COMENTÁRIOS