Redação Pragmatismo
Tragédia 17/Jan/2022 às 13:50 COMENTÁRIOS
Tragédia

Vereador postou foto momentos antes de morrer em naufrágio em Santa Catarina

Publicado em 17 Jan, 2022 às 13h50

Vereador postou foto em lancha momentos antes de morrer em naufrágio em SC; filho do parlamentar segue desaparecido. Bombeiros dizem que todos os tripulantes encontrados com vida estavam agarrados na embarcação. Eles não usavam colete e não sabiam nadar

vereador naufrágio santa catarina
Vereador e amigo morreram; filho do parlamentar segue desaparecido (Foto publicada momentos antes do acidente)

O vereador Ricardo de Moraes Barbosa (PSDB), de 48 anos, morreu na sexta-feira (14/1) após uma embarcação de passeio naufragar em Laguna, Santa Catarina. Barbosa atuava na Câmara Municipal de Caçador (SC). Ele e um homem de 29 anos não sobreviveram após o acidente.

A identificação dele foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). Na embarcação que naufragou, havia sete homens, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Quatro deles foram resgatados com vida, dois morreram e um continua desaparecido — justamente o filho do vereador, Michel Ricardo Barbosa, de 25 anos.

A Câmara Municipal de Caçador publicou uma nota oficial nas redes sociais, em que comunica “com pesar” a morte do vereador. “Ricardo passava férias com familiares e amigos no sul do Estado e fazia um passeio de lancha, quando, infelizmente, a embarcação virou e acabou vitimando tanto vereador Ricardo quanto amigo Deyvid Fernandes”, afirmou a Casa na nota.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna abriu um inquérito para “apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente” e a Polícia Civil também apura o caso. A princípio, testemunhas afirmam que a embarcação virou com a força das ondas.

O delegado regional de Laguna, Diego Parma, afirmou que “tão logo tomamos conhecimento da situação, uma equipe se deslocou até o local para dar início a apuração dos fatos”.

Foto nas redes

Ricardo Barbosa e o filho chegaram a postar fotos do passeio de lancha nas redes sociais ao lado de amigos na tarde de sexta-feira, minutos antes do acidente.

O Corpo de Bombeiros confirmou que as duas vítimas fatais foram retiradas da água em grau 6 de afogamento, considerado o nível máximo pelos socorristas.

O capitão dos bombeiros Edvaldo Machado afirmou que quatro tripulantes foram encontrados com vida agarrados na embarcação, sem o colete salva-vidas e não sabiam nadar.

“A nossa dificuldade hoje é a questão da área. Nós estamos trabalhando em mar aberto e é uma área relativamente grande para que a gente fazer essas buscas, então tem todas essas questões de correntes, ondulação”, disse o capitão Machado a respeito das buscas pelo último desaparecido.

Recomendações

COMENTÁRIOS