Redação Pragmatismo
Notícias 11/Jan/2022 às 09:36 COMENTÁRIOS
Notícias

Post de Malafaia sobre vacinação infantil é removido do Twitter

Publicado em 11 Jan, 2022 às 09h36

Em 2020, Malafaia debochou da pandemia e fez profecia mirabolante: "Aguardem. No final da história veremos quem estava com a razão, Bolsonaro ou os que provocam pânico no povo. Na Itália, só 5 pessoas abaixo de 50 anos morreram!". Agora, pastor diz que milhares de crianças irão morrer com vacinação infantil

silas malafaia vacinação infantil
Malafaia (Imagem: Marcos Correa, PR)

Uma mensagem criminosa e irresponsável do pastor evangélico Silas Malafaia foi removida pelo Twitter na noite desta segunda-feira (11). O líder religioso chamou a vacinação infantil contra a Covid-19 de “infanticídio”. A publicação gerou reação de internautas, que lançaram a hashtag #DerrubaMalafaia.

A vacinação do público infantil contra a covid-19 foi aprovada pela Anvisa há três semanas, em 16 de dezembro de 2021. Para a tomada de decisão, a agência analisou um estudo feito com 2.250 crianças que comprovou que o imunizante da Pfizer é seguro e eficaz, com benefícios que superam os riscos.

Malafaia é um aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que frequentemente critica as vacinas e tem se manifestado contra a vacinação de crianças, que já acontece em países como Chile e Estados Unidos, por exemplo.

Em 16 de dezembro, Bolsonaro anunciou ter pedido os nomes dos técnicos da Anvisa responsáveis por aprovar a vacina ao público infantil, dizendo querer “divulgar o nome dessas pessoas”.

No dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças entre 5 e 11 anos no plano nacional de vacinação contra a covid-19, mas sem a exigência de prescrição médica, como havia antecipado o ministro Marcelo Queiroga em dezembro.

A pasta chegou a elaborar uma consulta pública — encerrada no dia 2 — sobre o tema. No questionário, que recebeu críticas de sociedades médicas e científicas, a maioria dos participantes já havia rejeitado a obrigatoriedade de prescrição médica para vacinar crianças.

Em março de 2020, Malafaia debochou da pandemia (imagem abaixo) e publicou nas redes uma teoria mirabolante sobre o que aconteceria nos próximos meses e ano. “Aguardem. No final da história veremos quem estava com a razão, Bolsonaro ou os que provocam pânico no povo. Na Itália, só 5 pessoas abaixo de 50 anos morreram!”

De maneira trágica, a história mostrou, mais uma vez, que o pastor não passa de um charlatão. Semanas após a publicação de Malafaia, o mundo assistiu a explosão da pandemia na Itália, e as imagens de caminhões do exército transportando cadáveres chocaram a comunidade internacional. Até a publicação deste texto, a Itália acumula 139 mil mortos vítimas de Covid-19.

Recomendações

COMENTÁRIOS