Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 12/Jan/2022 às 13:09 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Família de ambientalistas é vítima de chacina no sul do Pará

Publicado em 12 Jan, 2022 às 13h09

Pistoleiros executam família de ambientalistas no sul do Pará. Pai, mãe e filha, menor de idade, eram conhecidos por atividades de repovoamento das águas com filhotes de quelônios

ambientalistas pará
Família de ambientalistas é executada no sul do Pará

Uma família de ambientalistas conhecida por atividades de repovoamento das águas com filhotes de quelônios, foi encontrada morta na região de São Felix do Xingu, no Pará.

O pai, conhecido como Zé do Lago, sua esposa Márcia e a filha menor de idade foram executados a tiros. O corpo de Márcia, foi encontrado boiando às margens do Rio Xingu, enquanto os corpos do pai e da filha, foram encontrados às proximidades da casa.

O triplo homicídio chocou a comunidade onde a família morava há mais de 20 anos. O delegado responsável afirmou que o crime pode ter sido praticado há vários dias.

Dois corpos foram encontrados no domingo (9), ao lado da casa onde a família morava, já em estado de decomposição. Já o corpo da mulher estava às margens do rio. Todos foram encontrados pelo filho do casal.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumir da Assembleia Legislativa do pará (Alepa) informou que solicitou apuração sobre o caso.

A principal suspeita da Polícia é que os autores do criem sejam pistoleiros. A família de ambientalistas realizava trabalhos em áreas consideradas de preservação. As terras são alvo da cobiça de madeireiros, de pecuaristas e da mineração ilegal, que enxergavam a família como um obstáculo na região.

VEJA TAMBÉM: Sucessor de Dorothy Stang sofre nas mãos de bolsonaristas

Os investigadores recolheram no local do crime 18 cápsulas de arma de fogo. Em nota, a Prefeitura de São Félix do Xingu lamentou a morte da família e se referiu a “Zé do Lago” como um ”parceiro” do Projeto Quelônios.

A Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos ressaltou “a necessidade de uma rápida e eficiente investigação”. Cobrou que “todos os recursos à disposição das forças de segurança sejam utilizados para elucidar mais esse crime grave”. E que “seja garantida a segurança de possíveis testemunhas e familiares que se sintam ameaçados”.

CRIMES QUE SE REPETEM:
Ambientalista Yolanda Maturana é morta em casa por homens encapuzados
José Cláudio Ribeiro é morto seis meses após prever que seria assassinado
Assassinato em vão? Quem matou Dorothy Stang em 2005 continua matando

Recomendações

COMENTÁRIOS