Redação Pragmatismo
Saúde 19/Jan/2022 às 14:50 COMENTÁRIOS
Saúde

Enfermeira é presa por aplicar 'vacina fictícia' em militantes negacionistas

Publicado em 19 Jan, 2022 às 14h50

ITÁLIA: Militantes antivacina subornaram enfermeira para receberem 'vacinação fictícia'. Eles buscavam a obtenção do comprovante sem de fato serem imunizados com o fármaco. Crime foi filmado secretamente pela polícia

enfermeira antivacina
Enfermeira despeja dose de vacina contra a Covid antes da aplicação em pessoa na Sicília, na Itália

A polícia de Palermo, na Itália, anunciou no sábado (15) a prisão de uma enfermeira devido à aplicação de doses falsas de imunizantes contra a Covid em ativistas contrários à vacinação — eles buscavam a obtenção do comprovante sem de fato terem recebido o fármaco.

De acordo com uma publicação no Twitter, a força de segurança afirmou que a autora de “vacinações fictícias” será investigada por falsidade ideológica e peculato, ou seja, subtração ou desvio de dinheiro ou bem público. Em um vídeo que acompanha a mensagem, a enfermeira é flagrada por uma câmera de segurança despejando a dose de imunizantes num tecido antes de realizar a aplicação em uma pessoa.

Segundo o jornal britânico The Guardian, trata-se de uma mulher de 58 anos que trabalhava em um centro de imunização na capital da Sicília. Assim como fazia com os antivacinas, a polícia diz que a enfermeira também falseou a própria dose de reforço que teria recebido. Esta não é a primeira vez que um episódio do tipo ocorre na Itália. Em dezembro, também na Sicília, três pessoas, incluindo uma enfermeira e o líder de um movimento local contrário a imunizantes, foram presas e acusadas de corrupção e falsificação.

À época, dezenas de comprovantes de vacinação foram obtidos dessa maneira, até mesmo por um policial. A mídia italiana reportou naquele momento que os interessados chegavam a pagar 400 euros (cerca de R$ 2.500, na cotação desta segunda-feira) pelo serviço.

Também em dezembro, um italiano foi denunciado após usar um braço de silicone para tentar enganar uma enfermeira ao se vacinar contra a Covid. Ele, que também tentava obter um certificado de imunização sem tomar a dose, trabalhava na área da saúde e havia sido suspenso do trabalho por se recusar a ser vacinado contra a Covid. A vacinação é obrigatória para todos os profissionais de saúde na Itália.

Para tentar conter a disseminação da Covid e diminuir a pressão sobre o sistema de saúde do país, o governo italiano determinou a vacinação obrigatória de todas as pessoas com mais de 50 anos e para a utilização do transporte público. A medida, válida até 15 de junho, faz com que a apresentação de um teste com resultado negativo e o uso de máscara não sejam suficientes para andar em ônibus e metrôs.

Até agora, de acordo com dados do New York Times, 82% da população italiana já recebeu uma dose da vacina contra a Covid, e 75% estão completamente imunizados —44% também já receberam a dose de reforço.

AFP

Recomendações

COMENTÁRIOS