Redação Pragmatismo
Homofobia 03/Dez/2021 às 11:24 COMENTÁRIOS
Homofobia

Vereador volta atrás após propor moção de repúdio à Noruega por Papai Noel gay

Publicado em 03 Dez, 2021 às 11h24

Vereador de Ribeirão Preto (SP) é autor da proposta de moção de repúdio à Noruega por propaganda em que Papai Noel é retratado beijando outro homem. Após ser ridicularizado nas redes, o parlamentar brasileiro pediu o cancelamento do desagravo, que havia sido aprovado na Câmara por seis votos a cinco

papai noel beijando homem

O vereador de Ribeirão Preto André Rodini (Novo), autor da proposta de moção de repúdio a uma propaganda dos correios da Noruega em que o Papai Noel é retratado beijando outro homem, pediu o cancelamento do desagravo após a repercussão negativa nas redes sociais.

O parllamentar usou a tribuna da Câmara para dizer que foi mal interpretado. “Papai Noel é o espírito natalino. Não é homem, nem mulher. Fui mal interpretado e quero me retratar“, disse o vereador.

A retirada da moção foi votada na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (2).

A derrubada do requerimento foi feita em votação englobada e contou com 14 votos a favor Elizeu Rocha (PP), Gláucia Berenice (DEM), Jean Corauci (PSB), Franco Ferro (PRTB), Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Judeti Zilli (PT), França (PSB), Marcos Papa (CID), Duda Hidalgo (PT), Matheus Moreno (MDB), Maurício Vila Abranches (PSDB), Ramon Todas as Vozes (PSOL) e Renato Zucoloto (PP), além do próprio Rodini.

A medida tinha sido aprovada pela Câmara de Ribeirão Preto por seis votos a cinco, na terça-feira (30/11). O assunto chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter, com críticas ao conteúdo da moção e ao gasto de recursos públicos empenhados na votação da pauta.

Papai Noel da Noruega

A Noruega está comemorando 50 anos do fim da proibição do relacionamento de pessoas do mesmo sexo. Para marcar a data, os correios do País realizaram um comercial onde um Papai Noel aparece dando um beijo em outro homem. Foi exatamente esse comercial que foi alvo da moção de repúdio aprovada pela Câmara de Ribeirão Preto.

Leia também: Como é ser mãe de uma menina transgênero

A polêmica em torno da propaganda começou após o filme dos correios norueguês circular nas redes bolsonaristas, que criticaram o conteúdo.

O Secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura do governo federal André Porciúncula, considerado o braço direito do Secretário de Cultura Mário Frias publicou na última sexta-feira em suas redes sociais uma ameaça às mídias que fizeram matérias sobre um comercial norueguês que mostra um Papai Noel gay.

Porciúncula, que é ex-capitão da Polícia Militar da Bahia, disse na postagem que irá fazer uma notícia-crime contra os veículos que compartilharam o comercial natalino da Noruega por desrespeitarem a fé cristã.

Fique por dentro: Os 3 melhores lugares do mundo para morar fora do Brasil, segundo o IDH

O comercial faz parte de uma campanha de Natal dos correios norugueses e foi feita para marcar os 50 anos do fim da lei que proibia o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo no país. No vídeo, que dura quase quatro minutos, a propaganda acompanha os encontros de um homem gay com o Papai Noel em sua casa na véspera do Natal ao longo dos anos.

Com Rayanderson Guerra, Extra e Névio Archibald, ACidadeON

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS