Redação Pragmatismo
Mundo 03/Nov/2017 às 13:44 COMENTÁRIOS
Mundo

Os 3 melhores lugares do mundo para morar fora do Brasil, segundo o IDH

Publicado em 03 Nov, 2017 às 13h44

Com base em critérios como educação, saúde, segurança e desenvolvimento social, confira os três melhores países do mundo para morar fora do Brasil

Noruega morar fora do Brasil IDH Alesund cidade
Vista noturna da cidade de Alesund, na Noruega

Qual seria o melhor lugar do mundo para morar fora do Brasil? Certamente trata-se de um questionamento sem resposta exata, já que as particularidades, objetivos e desejos dos seres humanos são almejados de formas distintas.

No entanto, caso fôssemos utilizar como critério apenas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que o país apresenta, três nações são indicadas para compor o pódio da lista.

O IDH avalia índices como saúde, educação, segurança e desenvolvimento social.

Vamos ao top 3:

3º — NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia e sua cultura não são muito familiares aos brasileiros. No entanto, a amistosidade do país diante dos turistas e imigrantes tem colaborado para um fluxo cada vez maior de visitantes e moradores.

Por ter apenas 4,5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é um dos países que mais incentiva imigração e ocupação territorial. A população é, em maioria, urbana, e a expectativa de vida é uma das mais altas do mundo.

A segurança também contribui para colocar o país em posição de destaque quando o assunto é a escolha do melhor lugar para morar fora do Brasil.

Com um sistema de educação abrangente e eficaz, o país se destaca pela qualidade das universidades e grande receptividade para com estudantes estrangeiros.

Estável economicamente, a Nova Zelândia tem importantes atividades extrativistas e agropecuárias, com foco na exportação e no cultivo inteligente.

Para conhecer os dois tipos de visto de trabalho na Nova Zelândia, clique aqui.

2º — AUSTRÁLIA

Com uma população estimada em pouco mais de 24 milhões de habitantes, a Austrália integra o segundo lugar da lista de IDH mundial, de acordo com dados de 2016.

Na Austrália, a frequência escolar é obrigatória. Todas as crianças recebem 11 anos de escolaridade, entre os 6 e 16 anos (Ano 1 a 10). Em seguida, elas realizam mais dois anos de estudo (Anos 11 e 12), o que contribui para uma taxa de alfabetização de adultos estimada em 99%.

No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), a Austrália regularmente é classificada entre os cinco primeiros entre os 30 principais países desenvolvidos.

Na Austrália existe um sistema público de formação profissional, conhecido como Institutos TAFE, e muitos empregadores realizam estágios para a formação de novos funcionários. Cerca de 58% dos australianos com idade entre 25 e 64 anos têm qualificação profissional ou superior, sendo a taxa de graduação superior a 49% da população, a mais alta entre os países desenvolvidos.

O governo australiano introduziu um sistema de saúde universal, conhecido como Medibank, em 1975. Reformulado por sucessivos governos, a sua versão atual, o Medicare, passou a existir em 1984. Agora é nominalmente financiado por uma sobretaxa do imposto de renda, conhecida como “imposto Medicare”, atualmente fixada em 1,5%.

A expectativa de vida na Austrália é relativamente elevada, sendo de 78,7 anos para os homens e de 83,5 anos para as mulheres nascidas em 2006.

A Austrália é a décima terceira maior economia do mundo e tem o décimo terceiro maior PIB per capita, maior que o do Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Japão, e em par com o dos Estados Unidos. A taxa de pobreza no país é considerada baixa.

1º — NORUEGA

A Noruega tem uma população pequena: 5,2 milhões de habitantes. Apenas como comparativo, o estado brasileiro do Paraná tem cerca de 11 milhões de habitantes.

O sistema escolar norueguês pode ser dividido em três partes: Ensino Fundamental (Barneskole, obrigatório dos 6 aos 13 anos), o ensino secundário inferior (Ungdomsskole, obrigatório dos 13 aos 16 anos), e o ensino secundário (Videregående Skole, obrigatório dos 16 aos 19 anos). Escolas primárias e secundárias são obrigatórias para todas as crianças dos 6 aos 16 anos.

Para saber mais sobre o sistema educacional da Noruega, clique aqui.

O sistema de saúde na Noruega é baseado no modelo de Beveridge, no qual o serviço de saúde fornecido é financiado pelo governo através de pagamentos de impostos. Muitos hospitais e clínicas são de propriedade do governo; alguns médicos são funcionários do governo, há também médicos particulares que, por sua vez, também são pagos pelo governo. Este sistema tende a ter baixos custos per capita, porque o governo, como o único financiador, controla o que os médicos podem ou não cobrar dos pacientes.

Eis alguns pilares da saúde na Noruega:

-A saúde é um direito humano e não um privilégio.
-O governo tem propriedade e operação do serviço de saúde.
-A total responsabilidade do governo nacional de prestar cuidados de saúde equitativos e eficazes à todos os cidadãos.
-Acesso pleno a todos, independentemente da situação econômica do paciente.
-Médico Clínico Geral primário como porta de entrada para o resto do sistema e serviços de saúde.

A economia da Noruega segue os rumos da social-democracia, Estado de bem-estar social, caracterizando uma combinação da atividade do mercado e da intervenção do governo. As áreas estratégicas são totalmente controladas pelo estado. O país é dotado com ricos recursos naturais — petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas e minerais — e é altamente dependente de sua produção de óleo e preços de óleo internacionais. Somente Arábia Saudita e Rússia exportam mais óleo do que Noruega.

Em 2014, pela primeira vez, um país alcançou um Produto Interno Bruto per capita acima de US$ 100 mil: foi a Noruega. Segundo a ONU, jamais uma sociedade havia atingido nível de desenvolvimento humano igual ao de Oslo, capital do país nórdico. O salário mínimo é de R$ 14 mil e o desemprego é de 2%.

Em 100 anos, a Noruega deixou de ser um dos países mais pobres da Europa, convivendo com o gelo e a escuridão por metade do ano, para se transformar em sinônimo de riqueza e justiça social.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS