Redação Pragmatismo
Racismo não 22/Nov/2021 às 08:23 COMENTÁRIOS
Racismo não

Regina Duarte compartilha vídeo antigo e pede 'Dia da Consciência Branca'

Publicado em 22 Nov, 2021 às 08h23

Estamos terminando o mês de novembro e, como todos os anos, vimos as mesmas queixas sobre o Dia da Consciência Negra. A branquitude brasileira sentou o dedo com vontade no botão "compartilhar" e inundou as redes com o vídeo de Morgan Freeman afirmando que para o racismo deixar de existir é só a gente parar de falar sobre ele. Mas dessa vez o “grito” não foi apenas por “consciência humana”. Regina Duarte foi além e exigiu “Consciência Branca”

Regina Duarte
Regina Duarte (divulgação)

Regina Duarte gerou polêmica na manhã de domingo (21) ao pedir o “Dia da Consciência Branca” como protesto a data de comemoração do Dia da Consciência Negra – que foi celebrado no dia 20.

A atriz de 74 anos usou vídeo sobre pedido para não discutir o racismo para dizer as pessoas que temos de olhar para o futuro sem discutir o passado. Nas imagens, Morgan Freeman aparece falando do tema. No entanto, ela não mostra que é antigo e o próprio ator mudou de ideia.

SAIBA MAIS: Leia este texto antes de compartilhar o vídeo de Morgan Freeman

Em postagem no Instagram, a ex-secretária da cultura do governo Jair Bolsonaro (Sem Partido) compartilhou um vídeo viral de Morgan Freeman dizendo que para “combater o racismo é melhor não falar do tema”. Na legenda, ela questionou sobre quando haverá o dia dedicado a pessoas brancas.

“Ontem, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?”, questionou a atriz.

A atriz sugere que o tema do racismo não seja mais abordado pois, segundo ela, hoje vivemos uma realidade em que todos ‘somos seres humanos e irmãos’. “Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos ? HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”.

Por mais que tenha gerado apoio de alguns seguidores — em sua maioria bolsonaristas –, Regina Duarte foi criticada por diversos fãs no Instagram. Alguns comentários chamavam a atriz de racista.

O vídeo de Morgan Freeman

Há mais de uma década a cada 20 de novembro — Dia da Consciência Negra — ao menos uma pessoa desavisada compartilha o vídeo viral de Morgan Freeman no programa “60 Minutes”, com Mike Wallace, em que o ator fala que, para se combater o racismo, é melhor não falar dele. Entretanto, o ator reviu seu posicionamento e já participou de diversos protestos antirracismo nos EUA.

VEJA TAMBÉM: Consciência Negra ou Humana?

“Não falar sobre o racismo não faz com que ele deixe de existir. Você pode escolher negar a realidade para escapar de uma verdade desconfortável, mas ela continuará existindo e a nossa abstenção a transformará em algo muito violento pro lado oprimido do sistema”, afirma a jornalista Cristiane Guterres.

Recomendações

COMENTÁRIOS