Redação Pragmatismo
Direita 09/Nov/2021 às 09:54 COMENTÁRIOS
Direita

Bolsonaristas gritam ‘vacina mata’ e ‘preta lixo’ na Câmara de Campinas

Publicado em 09 Nov, 2021 às 09h54

VÍDEO: Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro invadiram a Câmara de Campinas para protestar contra as vacinas. Os extremistas também realizaram ataques racistas

campinas vacina mata

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) invadiram a Câmara Municipal de Campinas para protestar contra o “passaporte da vacina” — medida que exige o comprovante de vacinação para entrar em eventos na cidade (vídeos abaixo).

Os extremistas gritavam que “vacina mata” e chegaram a realizar ataque racista contra vereadora. Gustavo Petta, vereador da cidade, informou que a vereadora Paolla Miguel, do PT, foi chamada de ‘preta lixo’.

“Racismo é crime e quem cometeu racismo aqui, que tenha coragem de vir aqui cometer racismo, porque está envergonhado, acovardado. Atrás da máscara, atrás do coletivo, é muito fácil”, disse o político ao subir na tribuna para confrontar os bolsonaristas.

A Câmara de Campinas vai investigar a ofensa contra a vereadora. O ataque foi cometido enquanto ela discursava na sessão da noite da última segunda (8). Ela tratava de um projeto sobre o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra.

O presidente da casa, Zé Carlos, solicitou as imagens da sessão para identificar o criminoso. Segundo a Câmara, testemunhas e parlamentares serão ouvidos como testemunhas durante a investigação.

“Passaporte da vacina limitado”

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informou que a comprovação de vacinação será facultativa em cinemas, teatros, missas e cultos em Campinas (SP), mas continua sendo obrigatória para as atividades que, “pela sua natureza, gerem aglomeração”.

“O Devisa entende como eventos que geram aglomeração aqueles que exigem a montagem de uma estrutura para acontecer e não ocorrem de forma rotineira, como os circos, por exemplo. São eventos que têm mais dificuldade para fazer um controle de acesso e aplicar protocolos sanitários”, explica a Devisa.

A Devisa reforça que todos os estabelecimentos de Campinas são obrigados a evitar aglomerações. Se houver acúmulo de pessoas, o local será verificado e pode ser multado. Além disso, o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel continuam sendo obrigatórios.

Recomendações

COMENTÁRIOS