Redação Pragmatismo
EUA 26/Ago/2021 às 09:24 COMENTÁRIOS
EUA

Quase 100% dos infectados no Alabama recusaram a vacina e lotam UTIs

Publicado em 26 Ago, 2021 às 09h24

UTIs estão lotadas em um dos estados mais conservadores dos EUA. Alabama chegou a jogar no lixo 65 mil doses de vacinas contra a Covid-19 por perderem a validade. Situação extrema fez com que Trump desembarcasse no estado para comício. Ex-presidente pediu a apoiadores que tomem a vacina, mas foi vaiado

vacinas alabama eua
Andi Rice / Bloomberg via Getty Images file

Cerca de 96% dos infectados por Covid-19 no Alabama nos últimos quatro meses não tinham sido vacinados. Os dados divulgados pelo Departamento de Saúde refletem a realidade do estado sulista e conservador, que registra a menor taxa de imunizados dos EUA — apenas 36% da população local foi totalmente vacinada, bem menos que os 52,1% da média nacional.

O número recorde de internações sobrecarregou a rede de saúde do Alabama e atingiu o mesmo pico registrado em janeiro passado. A diferença é que agora há uma gama de vacinas à disposição da população. A grande maioria ainda prefere ficar fora da campanha por diferentes razões, calcadas na desinformação ou em teorias conspiratórias.

O preço do desprezo pela imunização tem sido alto. A enfermeira Haley Mulkey Richardson, de 32 anos, recusou-se a tomar a vacina por estar grávida. Contraiu o vírus, perdeu a criança e morreu dias depois na UTI.

O estado registrou surtos em creches, acampamentos e igrejas, com a rápida disseminação da variante delta. Como observou o presidente Joe Biden em sua saga por livrar o país do novo coronavírus, a única pandemia que os EUA enfrentam está entre os não vacinados — 85 milhões de americanos, por opção própria.

Trump vaiado

A resistência à vacinação no estado que enfrenta a quarta onda da pandemia chega aos extremos. O ex-presidente dos EUA Donald Trump desembarcou no estado mas foi vaiado em um comício após incentivar que as pessoas tomem a vacina.

No evento, que ocorreu no último sábado (21), Trump falou a apoiadores que acredita nas liberdades individuais, mas recomenda a vacinação. “Eu tomei. É bom. Tomem as vacinas”, disse o ex-presidente, que venceu Joe Biden no Alabama com larga vantagem na última eleição.

Após ser vaiado, ele afirmou: “Não, tudo bem. Está tudo bem. Vocês têm suas liberdades. Mas eu acabei tomando a vacina. Se não funcionar, vocês serão os primeiros a saber. Ok?”. E completou: “[A vacina] está funcionando. Mas vocês têm suas liberdades para manter.”

65 mil doses no lixo

Oficial do Departamento de Saúde do Alabama, Scott Harris afirmou em coletiva de imprensa que 65 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram descartadas por perderam a validade. “Até agora, tivemos desperdício de cerca de 7.000 doses da Johnson & Johnson, cerca de 11.000 doses da Moderna e cerca de 47.000 doses da Pfizer”, disse Harris.

Ele disse que embora parte da vida útil da vacina Johnson & Johnson tenha sido estendida por várias semanas, ele considerou a perda das vacinas como “extremamente infelizes”.

“Mais de 65.000 doses foram perdidas. É extremamente lamentável quando temos uma taxa de vacinação tão baixa e, claro, há tantas pessoas no mundo que ainda não têm acesso às vacinas, então isso é realmente uma pena”, afirmou.

Segundo Harris, 1,5 milhão de doses estão imediatamente disponíveis para os residentes do Alabama que queiram ser vacinados, mas o nível de alienação provocado pelo conservadorismo de extrema-direita parece impedir qualquer avanço.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS