Redação Pragmatismo
Direita 21/Out/2021 às 10:42 COMENTÁRIOS
Direita

Manifestantes antivacina chamam vereadoras negras de "empregada" e "lixo"

Publicado em 21 Out, 2021 às 10h42

Cenas bizarras de invasão na Câmara de Porto Alegre por extremistas de direita viralizaram nesta semana. Grupos antivacinas ostentavam cartazes com os símbolos de suásticas

Manifestantes antivacina chamam vereadoras negras empregada lixo
Imagem: Lucas Leffa

A tarde da última quarta-feira (20) foi marcada pela agressão de vereadores em Porto Alegre. Um grupo de manifestantes antivacina invadiu a casa legislativa e agrediu os políticos, física e verbalmente. Uma mulher que integrava o grupo chamou vereadoras negras de “empregada” e “lixo”, entre elas Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Laura Sito (PT).

A mulher gritava e dizia que ela era uma representante do povo. “Eu sou o povo, eu sou o povo, eu sou o povo e não posso estar aqui? Tu representa a mim. Tu é minha empregada” Como resposta, ela foi chamada de racista por vereadoras.

Nas redes sociais, Bruna Rodrigues lamentou o ocorrido. “Infelizmente, ouvimos hoje aqui na Câmara o que estamos acostumadas a ouvir desde muito tempo. Ser chamada de ‘empregada’, de ‘lixo’ é mais uma manifestação de um racismo que tenta desqualificar a todo momento a nossa chegada na Câmara! Não passarão!

Além de utilizarem símbolos nazistas, os negacionistas que invadiram o plenário hoje de forma violenta, praticaram crime de racismo contra mim e as vereadoras Bruna Rodrigues e Laura Sito“, denunciou Daiana Santos, ao compartilhar o vídeo.

Laura Sito, por sua vez, garantiu que as vereadoras irão atrás de justiça contra a manifestante. “Porto Alegre nos elegeu para representar o povo negro, não aceitaremos racismo e nazismo! Iremos atrás de justiça!

Agressão a vereadores

Na tarde desta quarta-feira (20), membros de um movimento antivacina invadiram a Câmara de Porto Alegre e agrediram vereadores. O caso aconteceu quando os políticos votavam o veto do prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), ao passaporte de vacinação.

A apresentação do comprovante de vacinação é uma determinação estadual no Rio Grande do Sul, aprovada por Eduardo Leite (PSDB), e vale desde a última segunda-feira (18).

O grupo antivacina tinha cartazes, entre eles um com uma suástica, símbolo nazista, e houve relatos de agressões. De acordo com o jornal Zero Hora, um vereador chegou a ser mordido.

Assista ao vídeo:

Anita Efraim, Yahoo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS