Redação Pragmatismo
Saúde 05/Ago/2021 às 10:10 COMENTÁRIOS
Saúde

Tóquio registra mais de 5 mil casos de covid em 24h, pior índice desde início da pandemia

Publicado em 05 Ago, 2021 às 10h10

Capital japonesa enfrenta pior onda de contágios do novo coronavírus; autoridades temem que Jogos Olímpicos tenham favorecido contaminações

Tóquio registra mais mil casos covid pior índice pandemia jogos olímpicos
Jogos Olímpicos de 2020 (Imagem: AFP)

Opera Mundi

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a cidade de Tóquio, no Japão, passou da marca de cinco mil casos diários de covid-19 nesta quinta-feira (05). Foram 5.042, superando o recorde anterior, de 4.166, registrado um dia antes.

Os aumentos concretizam os temores das autoridades sanitárias de que a onda de contágios, que está aumentando diariamente desde junho, teria um impulso ainda maior com a realização dos Jogos Olímpicos – que começaram no fim de julho e ainda acontecem na capital japonesa.

Outro dado preocupante é a constante alta nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI), sendo que há 135 pacientes nessa situação atualmente, o maior dado desde o início de fevereiro.

Por conta da alta, o governo japonês ampliou o estado de emergência para, praticamente, todo o país até o dia 31 de agosto. Atualmente, toda a região metropolitana de Tóquio vive nessa situação, além de Osaka, Hokkaido, Ishikawa, Hyogo e Fukuoka. A partir dessa sexta-feira (06), o decreto entrará em vigor também em Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto.

Leia também: Nova variante da covid-19 é detectada após a Copa América no Brasil

O estado de emergência prevê o fechamento antecipado de bares e restaurantes às 20h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em locais de diversão a partir das 19h. No Japão, nunca houve ordens de lockdown como feito em outros países asiáticos e europeus.

Segundo o ministro para a Gestão da Emergência de Covid-19, Yasutoshi Nishimura, o número de pacientes em situação grave praticamente dobrou nas últimas duas semanas, aumentando os temores sobre o quanto o sistema sanitário irá aguentar a pressão. Ainda conforme Nishimura, a disseminação da variante Delta é a principal responsável pela alta.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, cerca de 90% de todas as infecções na área de Kanto, onde fica a região metropolitana de Tóquio, são da nova cepa. No país, ela já representa 60% das contaminações.

Desde o início da crise sanitária, o Japão tem pouco mais de 979 mil casos confirmados de covid-19 e 15,2 mil vítimas.

Tóquio registra mais mil casos covid pior índice pandemia
Fonte: JHU CSSE COVID-19 – Data · Última atualização: há 2 dias

A vacinação continua em ritmo lento, com apenas 41% da população em processo de imunização, de acordo com o portal Our World in Data, sendo que 31,3% dos cidadãos completaram o ciclo vacinal e 10,37% receberam a primeira dose.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS