Redação Pragmatismo
Polícia Militar 30/Ago/2021 às 09:00 COMENTÁRIOS
Polícia Militar

Corregedoria vai tentar impedir presença ilegal de PMs em ato pró-Bolsonaro

Publicado em 30 Ago, 2021 às 09h00

"Patrulhamento disciplinar" terá policiais militares fiscalizando a presença de colegas de farda na avenida Paulista

Corregedoria impedir presença ilegal PMs ato pró-Bolsonaro
(Imagem: André Pelin | PM-SP)

Brasil de Fato

Uma operação da Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) tentará coibir a presença ilegal de policias militares fardados ou armados na manifestação pró-governo Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 7 de setembro na avenida Paulista.

Policiais que estariam de folga e que trabalham em áreas administrativas foram convocados para reforçar a ação, referida pela direção da Corregedoria como “patrulhamento disciplinar”. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Saiba mais: Bolsonaro faz ‘canto da sereia’ e usa PMs de maneira covarde, diz coronel

Promotores do Tribunal de Justiça Militar haviam solicitado ao órgão de controle da PM-SP informações sobre as providência tomadas para evitar a ida às ruas de militares da ativa. Em resposta, a Corregedoria comunicou a realização do patrulhamento.

O planejamento se dá diante de um possível motim de policiais militares que apoiam Bolsonaro, reivindicando abertamente um golpe de estado e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Bolsonaro mandou FAB sobrevoar STF para quebrar vidraças, diz ex-ministro da Defesa

Embora proibida pelo Regulamento Disciplinar da PM paulista, deputados alinhados a Bolsonaro defendem a presença de policiais na manifestação. Entre eles estão Coronel Tadeu (PSL) e Major Mecca (PSL), oficiais da reserva da corporação de São Paulo.

A Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil) divulgou nota afirmando que as PMs seguirão o Exército no caso de “defesa interna ou de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa)”.

Fique por dentro: Associação de PMs ameaça governadores: “Nosso laço com o Exército é indissolúvel”

Os promotores ressaltaram o caráter ilegal da participação dos militares, com base nos parágrafos 3º e 4º do artigo 8º do Regulamento.

É absolutamente proibido a militares da ativa a participação em manifestações políticas, bem como opinar sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico“, escreveu também o procurador de Justiça Pedro Falabella, do Tribunal de Justiça Militar.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS