Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 04/Ago/2021 às 08:45 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Bolsonaro impõe sigilo de 100 anos sobre acesso dos filhos ao Planalto

Publicado em 04 Ago, 2021 às 08h45

Governo impõe sigilo de cem anos sobre acesso dos filhos de Bolsonaro ao Planalto. General chamou medida de 'canalhice'

Bolsonaro impõe sigilo de 100 anos sobre acesso filhos Planalto
Carlos, Jair e Eduardo Bolsonaro (Imagem: Redes sociais)

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) determinou o sigilo de 100 anos sobre informações dos crachás de acesso ao Palácio do Planalto emitidos em nome dos filhos Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

A existência dos cartões utilizados pelos filhos do presidente para ingressar na sede do governo foi informada pela própria Presidência da República, em documentos públicos enviados à CPI da Covid no último mês.

As informações foram reveladas pela revista Crusoé, que teve acesso aos documentos emitidos pela Secretaria-Geral da Presidência encaminhados por meio da LAI (Lei e Acesso à Informação).

As informações solicitadas dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do senhor Presidente da República, que são protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011” – Trecho do documento da Secretaria-Geral da Presidência que informa sobre existência de crachás.

Determinação do sigilo

Os termos citados pelo Planalto determinam que as informações pessoais relacionadas à “intimidade, vida privada, honra e imagem” terão acesso restrito, independente da classificação de sigilo. O prazo máximo estabelecido foi de 100 anos.

Entre abril de 2020 e junho de 2021 a Crusoé havia mostrado que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro havia visitado o Palácio do Planalto 32 vezes.

Uma outra planilha que teria sido elaborada pela Casa Civil mostra que o acesso ao terceiro andar do Planalto e ao gabinete da Presidência eram de livre acesso ao vereador do Rio.

Já o deputado Eduardo Bolsonaro esteve no gabinete do pai em três momentos, todas concentradas no mês de abril de 2020.

General se manifesta nas redes sociais

O general da reserva Paulo Chagas classificou como uma “canalhice” a decisão do governo de Jair Bolsonaro de impor um sigilo de 100 anos sobre informações dos crachás de acesso ao Palácio do Planalto que estão em nome de Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.

“Os 100 anos de sigilo colocados sobre o porquê do ‘crachá’ de Carlos Bolsonaro no Palácio do Planalto nos revela que a canalhice está distribuída de forma equitativa por todos os ‘Poderes’ da pobre podre República de Pindorama! Muito triste… É hora de mudar para algo melhor”, escreveu Chagas nas redes sociais.

Veja o tweet do general:

Com Uol e Carta

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS