Redação Pragmatismo
Violência 31/Ago/2021 às 22:40 COMENTÁRIOS
Violência

Áudios mostram empresário entusiasmado por registrar ataque em Araçatuba

Publicado em 31 Ago, 2021 às 22h40

Áudio: empresário se divertia e demonstrava entusiasmo ao registrar ataque em Araçatuba, mas entrou em desespero após ser baleado. "Por uma brincadeira, acabou morto", lamentou amigo. Ele deixa esposa e filhas

Renato Bortolucci araçatuba
O empresário Renato Bortolucci

Morto nos assaltos em Araçatuba (SP), o empresário Renato Bortolucci, 35, gravou e enviou vídeos e áudios antes e depois de ser alvejado. Em um deles, Renato está empolgado e diz que o “tiroteio no centro está louco […] o bagulho tá louco, nossa, estou no meio do tiroteio, moleque…. ihuuuul!”, grita o homem. Em outro, é possível escutar uma pessoa alertando o empresário sobre o ataque.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o comerciante atrás de um carro, escondido, enquanto é possível escutar diversos barulhos de tiros. “Peraí que vou ajudar vocês [bandidos] aí. Peraí rapaz, é o Renatinho, vou trocar uma ideia com vocês aí. Não deu muito certo, não. Falei que ia trocar ideia com ele. Também quero uma fatia”, diz o comerciante, que era dono de um posto de combustíveis.

Instantes depois, o empresário abandona o tom de brincadeira. “Nossa. Acho que fui atingido, ó, mano. Nossa Senhora. Meu Deus. Ai”. Ele não resistiu aos ferimentos.

Morto por uma brincadeira

Renato Bortolucci estava com a esposa e alguns amigos a três quadras do local onde ficam as agências bancárias assaltadas quando começaram os disparos. Bertolucci, então, teria ido até a residência onde mora, deixado a mulher e retornado para a área central da cidade.

“Ele foi inocente. Ficou curioso e voltou para ver os bandidos. Acho que ele não imaginava a proporção do negócio. Infelizmente em uma brincadeira ele acabou morrendo”, lamentou um amigo do empresário.

“Ele teria ido ao local para fazer uma live do que estava acontecendo e acabou sendo alvejado pelos criminosos”, afirmou o coronel Rodrigo Arena, do Comando de Policiamento do Interior.

Segundo a polícia, ele foi surpreendido pelos criminosos, já que seu corpo foi encontrado dentro do carro que dirigia sobre uma calçada e ainda com o motor ligado.

Renato era bastante conhecido na cidade, era casado e tinha duas filhas: uma de 8 e outra de 13.

Ataque em Araçatuba

Pelo menos 20 homens fortemente armados invadiram o município e durante a ação usaram ao menos dez moradores como escudo humano. Um ciclista teve os 2 pés amputados ao passar por cima de um explosivo.

Segundo o chefe de comunicação social da PM, capitão Alexandre Luiz Tropaldi, 97 explosivos foram encontrados até o momento. Desses, ao menos 16 foram desarmados pelos policiais. No total, são cerca de 100 kg de materiais que poderiam ter sido detonados pela quadrilha.

Os materiais foram encontrados em ruas (32 explosivos), 18 dentro da agência do banco do Brasil, 29 no caminhão usado na ação e o restante dentro dos nove veículos encontrados na estrada.

Duas agências bancárias foram assaltadas. Em uma delas, que funciona como uma tesouraria regional, os criminosos tiveram acesso ao cofre subterrâneo. Na outra, a quadrilha atacou os caixas eletrônicos. A terceira agência foi apenas danificada. O valor levado não foi divulgado.

Recomendações

COMENTÁRIOS