Redação Pragmatismo
Direita 09/Jul/2021 às 09:28 COMENTÁRIOS
Direita

Olavo de Carvalho é internado após mal-estar súbito em voo entre EUA e SP

Publicado em 09 Jul, 2021 às 09h28

Operação para trazer Olavo de Carvalho dos EUA para o Brasil foi conduzida em sigilo e contou com integrantes do governo federal. Guru da família do presidente Bolsonaro lida com as consequências da “doença do carrapato”. Escritor enfrenta dificuldades financeiras e ainda deve R$ 2,9 milhões a Caetano Veloso

olavo de carvalho
Olavo e a esposa

Guru da família presidencial, Olavo de Carvalho deu entrada na Unidade de Emergência do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) nesta quinta-feira (8) após sofrer mal-estar súbito. Ele estava em um voo entre os Estados Unidos para São Paulo quando começou a passar mal. Carvalho tem 74 anos e mora com a mulher em Richmond, no estado norte-americano de Virgínia.

Segundo o último boletim médico, o escritor — que é cardiopata — permanece internado em enfermaria para a realização de novos exames de avaliação geral e cardiológica. “No momento ele está consciente, comunicativo, com quadro clínico estável e com parâmetros cardiológicos e hemodinâmicos controlados.”

Operação sigilosa

A operação para trazer Olavo para São Paulo contou com a ajuda de integrantes e ex-integrantes do governo federal e consulta a médicos bolsonaristas brasileiros.

A negociação começou há algumas semanas e foi conduzida em sigilo, nos bastidores. O temor era de que a informação “vazasse” antes da chegada do escritor ao país, o que poderia atrapalhar.

Inicialmente, cogitou-se trazer o guru bolsonarista em uma espécie de ambulância aérea. A ideia, no entanto, logo foi abortada após médicos garantirem que ele poderia viajar em voo comercial.

Durante as tratativas para a vinda de Olavo, aliados cogitaram levá-lo para um hospital privado, especializado na saúde de idosos. A ideia, contudo, não prosperou após avaliação de que seria mais difícil garantir o sigilo da internação, o que acabou não ocorrendo nem mesmo no InCor.

O guru bolsonarista veio ao país para tratar de uma doença na bexiga. Olavo lida, há alguns anos, com as consequências da doença de Lyme, também conhecida como “doença do carrapato”, causada pela bactéria Borrelia burgdorferi.

Olavo também enfrenta sérios problemas pulmonares por ter fumado a vida inteira. O escritor defendia que o cigarro não fazia mal à saúde, mas parou de fumar recentemente após médicos afirmarem que ele morreria caso não largasse.

Dívidas

Crítico ferrenho das universidades públicas, Olavo enfrenta dificuldades financeiras. Segundo informou o jornal “O Estado de S. Paulo”, em junho, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, decidiu apelar até mesmo a um grupo de empresários para financiar o guru dos bolsonaristas.

Em novembro do ano passado, ele perdeu 250 financiadores desde a eleição de Jair Bolsonaro, em ação coordenada pelo Sleeping Giants Brasil. Há ainda a determinação da Justiça para que ele pague R$ 2,9 milhões ao cantor Caetano Veloso por danos morais.

O valor corresponde à multa imposta pela Justiça após o guru bolsonarista desobedecer uma liminar e manter no ar publicações que acusam o artista de pedofilia.

Recomendações

COMENTÁRIOS