Redação Pragmatismo
Homofobia 14/Jul/2021 às 16:33 COMENTÁRIOS
Homofobia

Homem gay é dopado, mutilado e tem suástica desenhada no rosto em MG

Publicado em 14 Jul, 2021 às 16h33

Minas Gerais: Homossexual atacado por 4 pessoas teve substância injetada no pescoço, foi mutilado na região do ânus e teve uma suástica marcada no rosto. A vítima foi internada no Hospital Santa Casa de Misericórdia

homem gay atacado
(Imagem [dir] da casa da vítima)

Um homem foi alvo de crime de ódio na cidade de Itaguara, região metropolitana de Belo Horizonte, na última terça-feira. O rapaz de 48 anos, que é homossexual, foi dopado, mutilado e teve uma suástica desenhada no rosto por um grupo de 4 pessoas.

De acordo com informações do jornal O Tempo, o crime aconteceu durante a noite. A vítima explicou em depoimento à polícia que conversava com uma senhora, para quem presta serviços, na porta de sua casa.

Quando a mulher deixou o local, o grupo aproximou-se e, com uma seringa, injetou em seu pescoço uma substância que o deixou desacordado. Ao despertar, o homem assustou-se com as manchas de sangue em seu corpo.

A vítima, então, examinou-se e encontrou a suástica desenhada em seu rosto, além de diversos cortes pelo corpo. Em seu peito, o grupo ainda deixou uma mensagem ameaçadora: “Na próxima, você morre”.

Com a ajuda de vizinhos, o rapaz conseguiu chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. Ele foi internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia do município.

“Nós fomos acionados pelo Samu, que encontrou o homem caído no chão da casa e muito confuso. Os suspeitos fizeram esses cortes nas costas dele, até na região do ânus, parecendo que estavam tentando fazer a cruz suástica”, explicou o sargento Sandro Rocha.

No depoimento, a vítima disse acreditar que o crime foi motivado por homofobia. Isso porque ele garantiu ter sido hostilizado pelo mesmo grupo há cerca de uma semana. Na ocasião, os criminosos teriam o perseguido e o chamado de “porco gay”.

O rapaz também disse à polícia que os criminosos tinham tatuagens pelo corpo – inclusive uma suástica no pescoço –, olhos e peles claros.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que um inquérito foi instaurado para investigar o crime de lesão corporal.

“A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito policial para investigar o crime de lesão corporal, registrado nesta terça-feira (13), em Itaguara. Após os fatos, a vítima foi encaminhada para atendimento médico e, a princípio, não há testemunha que possa colaborar com informações. A investigação tramita na 9ª Delegacia de Polícia Civil em Itaguara, onde os trabalhos investigativos estão em andamento para apurar as circunstâncias, o motivo e a autoria do crime. Outras informações serão repassadas em momento oportuno, para não atrapalhar o andamento da investigação”, diz a nota.

Embora haja indícios de homofobia e apologia ao nazismo, o inquérito cita apenas crime de lesão corporal. Sobre essa questão, a corporação argumentou que a “ocorrência foi registrada, a princípio, como lesão corporal, mas que não descarta nenhuma linha investigativa.”

Segundo a advogada Bruna de Andrade, o que configura crime de homofobia ou LGBTfobia é um crime de ódio direcionado a pessoas em razão da sexualidade ou da identidade de gênero deste grupo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em 2019, a criminalização da homofobia e da transfobia. Atos preconceituosos contra pessoas LGBTQIA+ são enquadrados no crime de racismo pela Lei 7.716/1989 até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica sobre o assunto. A pena para quem comete o crime é de três anos, além de multa.

VEJA TAMBÉM: Trabalhador homossexual da Sadia foi empalado por ‘colegas’ com mangueira de ar

Recomendações

COMENTÁRIOS