Redação Pragmatismo
América Latina 09/Jul/2021 às 09:02 COMENTÁRIOS
América Latina

Brasil assume presidência do Mercosul, e Bolsonaro critica liderança anterior

Publicado em 09 Jul, 2021 às 09h02

Ao discursar, presidente brasileiro disse que o país vizinho 'deixou de corresponder às expectativas e necessidades de modernização' do bloco

Brasil assume presidência Mercosul Bolsonaro critica liderança anterior MACRI
LVIII Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL (Imagem: Alan Santos | PR)

O Brasil assumiu nesta quinta-feira (08) a presidência rotativa do Mercosul e Jair Bolsonaro fez um discurso crítico à liderança anterior, do argentino, Alberto Fernández. Além disso, o mandatário mentiu ao dizer que o país já retomou as atividades de maneira “plena” após a pandemia de covid-19.

“O semestre que se encerrou deixou de corresponder às expectativas e necessidades de modernização do Mercosul. Devíamos ter apresentado resultados concretos nos dois temas que mais mobilizaram nossos esforços recentes: a revisão da tarifa externa comum e a adoção de flexibilidades para as negociações de acordos comerciais com parceiros externos”, disse criticando o argentino.

Bolsonaro ainda afirmou que seu governo tem “sede por resultados” e que “precisamos lançar novas negociações e concluirmos os acordos comerciais pendentes, ao mesmo tempo em que trabalhamos para reduzir tarifas e eliminar outros entraves ao fluxo comercial entre nós e com o mundo em geral”.

“A persistência de impasses, o uso da regra do consenso como instrumento do veto e o apego a visões arcaicas de viés defensivo terão um único efeito de consolidar sentimento de ceticismo e dúvida quanto ao verdadeiro potencial dinamizador do Mercosul”, acrescentou.

Sobre a pandemia de covid-19, Bolsonaro mentiu em seu discurso sobre a atual situação da crise sanitária.

“Meu governo está empenhado em garantir rápida e plena recuperação da economia neste momento de intensificação da imunização em massa. Os brasileiros voltam a estudar e trabalhar em plena segurança. A viver, enfim, em condições de plena normalidade”, afirmou aos presidentes da Argentina, Paraguai e Uruguai.

No entanto, muitas cidades brasileiras ainda não conseguiram retomar as aulas de maneira integral, além dos constantes problemas de falta de vacinas, que atrapalham o avanço da campanha de imunização.

Além disso, conforme os dados do último boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país tem uma média de 1.594 óbitos por dia, uma das mais altas do mundo, e de 50,2 mil casos diários – também entre os mais elevados.

ANSA

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS